Velozzi, empresa baseada na Califórnia, nos Estados Unidos, prepara o desenvolvimento e a produção de hipercarro com mecânica V12 a gasolina, recorrendo a material revolucionário
Chama-se Velozzi Hypercar, foi projetado pela equipa de Roberto Velozzi, o número um da empresa californiana Spidey Tek, e baseia-se em estrutura monobloco moldada em mistura de fibras fabricadas a partir da seda da teia de aranha, material anunciado com um dos mais leves e resistentes do planeta, com a vantagem extra de ser mais barato que o compósito de fibra de carbono!
A solução ainda existe só em protótipos digitais, mas a Spidey Tek, que mantém colaboração com departamento de investigação de instituição de ensino nos Estados Unidos, o Centro de Biofabricação Sintética da Universidade Estadual do Utah, está a estudar todo o potencial de aplicação de uma proteína específica que encontramos em teias de aranha para desenvolver um tipo novo de seda sintética.
E são essas fibras de seda que a Velozzi pretende combinar com a fibra de carbono revestida por plástico (CFRP) para produzir um material muito elástico e resistente. “A seda de aranha tem características notáveis e, por isso, supera a qualidade da maioria das fibras industriais. O CFRP, misturado com este material, torna-se ainda mais resistência.”, explicou Velozzi, em entrevista ao título especializado britânico Auto Express.
“A fibra de seda dobra onde a fibra de carbono parte e é muito menos dispendiosa”, revelou o mesmo responsável, facto que suporta a aplicação do material novo num superdesportivo equipado com motor V12 atmosférico e caixa manual de 6 velocidades. “Todas as pesquisas de mercado realizadas confirmaram o potencial comercial deste automóvel”, concluiu.
Comments