top of page
Logotipo | e-auto

Tesla Cybertruck: quanto custa trocar de pneus?

A pick-up elétrica da marca de Elon Musk continua a dar que falar e o motivo não é, novamente, positivo.


Tesla Cybertruck

A Cybertruck tem sido alvo de constantes críticas à sua pouco eficiente conceção e custos dispendiosos de manutenção e reparação. A mais recente diz respeito aos seus enormes pneus, justificados, obviamente, pelas suas exageradas dimensões, como os 1,8 metros de altura ou os mais de 40 centímetros de altura livre ao solo.


Vários condutores da pick-up da Tesla têm vindo a aperceber-se que os pneus não duram mais do que sensivelmente 11.000 quilómetros, uma distância percorrida que é muito mais baixa do que a normalmente permitida por uma combinação de veículo e pneus mais comedida em tamanho e peso. Recorde-se que algumas versões da Cybertruck atingem as três toneladas de peso.


Tesla Cybertruck

E como é fácil perceber, substituir quatro pneus de medida 285/65 em jantes de 20 polegadas é uma despesa muito elevada, independentemente de se optarem pelos Pirelli Scorpion ATR ou pelos Wrangler Territory RT da Goodyear, os pneus indicados no manual de proprietário. Mas as contas podem complicar-se ainda mais para alguns condutores porque a Cybertruck pode ser equipada com jantes de até 30 polegadas.


Outro detalhe que justifica um preço médio de 500 dólares por pneu – sem contar com mão-de-obra - tem que ver com o seu design específico, desenvolvido para se integrar no conceito aerodinâmico da roda. Assim, considerando a vida útil média de um jogo de pneus em redor dos 11.000 quilómetros e uma distância anual de cerca de 20.000 quilómetros, será necessário desembolsar perto de 5.000 dólares por ano só para substituir os pneus do Tesla Cybertruck. Não é para todos.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page