top of page
Logotipo | e-auto

Toyota produz APM em Portugal

Foto do escritor: Vítor Mendes da SilvaVítor Mendes da Silva

Atualizado: 10 de fev. de 2024

A fábrica de Ovar da Toyota Caetano Portugal assegurou a produção para a marca nipónica do Acessible People Mover (APM), o veículo de mobilidade elétrica inclusiva que rolará em Paris este verão, transportando pessoas com necessidades especiais nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – os primeiros realizam-se de 26 de julho a 11 de agosto e os segundos de 28 de agosto a 8 de setembro.



A produção tem início marcado para breve e a primeira unidade pré-série foi revelada muito recentemente, na unidade da Toyota Caetano Portugal, durante visita do primeiro-ministro, António Costa, e outros membros do governo à fábrica de Ovar. O plano prevê a construção de 250 unidades, também no transporte de atletas e demais participantes em Paris-2024. O APM, de acordo com o plano da organização do certame, circulará entre os locais de (quase) todos os eventos e outras infraestruturas ou instalações oficiais, incluindo a Aldeia Olímpica.


Só no programa dos Jogos da XXXIII Olímpiada, 10.500 atletas em competição, num total de 329 eventos, de 32 desportos (e 48 disciplinas), números que ilustram a dimensão da prova-rainha do desporto mundial, que envolve outras 16 cidades na área metropolitana da capital francesa e, ainda, ilha na Polinésia Francesa, no Pacífico (Taiti).



O APM da Toyota tem motor elétrico alimentado por bateria com capacidade até 100 km de autonomia entre recargas. A velocidade máxima encontra-se limitada a somente 20 km/h. O modelo foi desenvolvido pela Toyota Motor Europe, em Bruxelas, Bélgica. A dimensão deste investimento não foi anunciada.

Komentar

Dinilai 0 dari 5 bintang.
Belum ada penilaian

Tambahkan penilaian
bottom of page