top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

UE quer controlar usados

Atualizado: 26 de jul.

União Europeia (UE) está a estudar regras novas para a venda de automóveis usados. Medidas pretendem garantir que não o fim da vida útil do veículo ainda não foi atingido.


ree

A União Europeia poderá vir a implementar novas regras para a venda interna ou até mesmo para a exportação de automóveis usados. O regulamento tem vindo a ser desenvolvido em Bruxelas nos últimos dois anos e de acordo com o proposto, particulares e empresas poderão vir a ter de comprovar que o automóvel a ser vendido não atingiu já o final da sua vida útil.


A troca de proprietário poderá assim vir a exigir uma de duas coisas: um certificado de inspeção periódica válido e atualizado; uma avaliação técnica realizada por um perito independente. A confirmar-se esta obrigatoriedade, a medida representa um custo extra para o vendedor, reduzindo a rentabilidade no caso de o veículo em questão ser muito antigo e o valor de venda ser, assim, já muito baixo.


Desta forma, se o vendedor não disponibilizar um dos comprovativos de verificação técnica, da venda não resultará a matrícula da viatura, a transferência de propriedade ou a sua exportação, inviabilizando todo o processo. A medida, apontam os especialistas, tem como objetivo reduzir a comercialização informal de viaturas com vista à renovação do parque automóvel.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page