top of page
Logotipo | e-auto

Usa aplicações? Atenção!...

Atualizado: 18 de jun.

Se é utilizador assíduo de aplicações de navegação com vista a saber onde estão os radares e para controlar os limites de velocidade, fique a saber que a probabilidade de ser multado é bastante maior.



São cada vez mais as pessoas que recorrem a aplicações de navegação no seu smartphone para serem informadas em tempo real sobre limites de velocidade e presença de radares de controlo de velocidade quando estão a conduzir os seus automóveis.


Porém, de acordo com os resultados de um estudo recente realizados nos Países Baixos, até 41% dos utilizadores deste tipo de aplicação recebeu pelo menos uma multa em 2024, uma percentagem bem superior aos 19% que também foram multados pelo menos uma vez, mas que não têm por hábito recorrer a aplicações para terem um melhor controlo da situação, digamos.


Por um lado, o facto de os condutores não receberem qualquer alerta relativo à presença de radares de controlo de velocidades dá-lhes mais confiança para acelerar. Por outro, o constante recurso a aplicações pode ter o mesmo efeito que os tão apreciados ecrãs táteis a bordo do automóvel, provocando maiores distrações aos condutores.



A conclusão é óbvia: um sistema que substitui a nossa capacidade de analisar e controlar a situação, avisando-nos de que, no momento, em determinado local, não está a ser realizado qualquer controlo de velocidade, provoca uma quebra do nível de atenção e um incentivo a exceder-nos desnecessariamente, pois para além das multas, os efeitos do excesso de velocidade podem ganhar uma dimensão bem mais preocupante.


De acordo com a notícia avançada pelo website espanhol Motorpasion, a utilização deste tipo de aplicações para smartphone é inclusivamente proibida em países como a Alemanha, Áustria e Suíça. Neste último, a multa pela sua utilização até pode chegar a 1.000 euros. Pelo sim, pelo não, e, acima de tudo, pelo bem de todos, reduza a velocidade.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page