top of page
Logotipo | e-auto

Aston Martin Vanquish Volante

A Aston Martin apresentou o descapotável mais potente e veloz de sempre na história da marca, o Vanquish Volante, com V12 capaz de 835 cv. Neste modelo, a marca de Gaydon, Inglaterra, alterou o chassis e a estrutura de forma substancialmente, otimizando (muito!) essas áreas para prepará-las para as prestações do superdesportivo. Anunciam-se 3,4 segundos no arranque 0-100 km/h e 344 km/h de velocidade máxima.



Celebrando o 60.º aniversário do nome Volante associado à Aston Martin, a marca revelou o seu novo Vanquish Volante, o seu descapotável mais potente e veloz de sempre, complementando a gama já composta pela carroçaria Coupé.

 

O novo Vanquish Volante é o membro mais recente de uma linhagem de modelos que nasceu há 60 anos. O primeiro Aston Martin a receber este nome foi o pouco conhecido Short Chassis Volante de 1965, que incluía elementos de design do DB5 descapotável que o precedeu e do DB6 Volante que o sucedeu. É também um dos exemplares de produção mais raros, tendo sido construídos apenas 37 exemplares no período de um ano.


No caso do derradeiro Volante, a Aston Martin volta a confiar no motor V12 de 5.2 litros, biturbo, com 835 cv de potência e 1.000 Nm de binário máximo, este último totalmente disponível às 2.500 rpm. Graças a esta motorização, mas também a uma construção de baixo peso (apenas mais 95 kg face ao Coupé), o Aston Martin Vanquish Volante acelera dos  0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e pode atingir os 344 km/h de velocidade máxima.



O motor está associado a uma caixa de velocidades ZF de oito velocidades, localizada no eixo traseiro, o qual é também o eixo motriz. Desta forma, o descapotável obtém uma distribuição de peso otimizada. Por outro lado, incorpora o mesmo diferencial traseiro (E-diff) já visto no Vanquish Coupe. Capaz de passar de totalmente aberta para 100% bloqueada em 135 milissegundos, este diferencial combina-se com a mais recente tecnologia do Controlo de Estabilidade (ESP) para melhorar o dinamismo em curva, tanto em baixa, como em média velocidade, de acordo com a marca. 

 

Por sua vez, o ESP recalibrado “encurta” essencialmente a distância entre eixos em curvas mais apertadas, dando-lhe uma maior resposta rotacional aos comandos de direção. Conta com diferentes modos de atuação, entre o “On” (ativo), “Track” (pista), “Off” (desligado) e “Wet” (piso molhado).  Adicionalmente, este Aston Martin tem uma afinação de suspensão específica, concebida para ter em conta a distribuição de peso única e com novos amortecedores Bilstein DTX, com a capacidade de proporcionar uma distinção muito maior entre os modos individuais face ao passado. Por exemplo, nos modos “Sport” e “Sport+”, oferecem um carácter dinâmico mais vincado, associado a maior firmeza e controlo de movimentos.



No momento de parar, recorre a sistema de travagem com discos em carbo-cerâmica de série. Pesando menos 27 kg do que os discos de ferro convencionais e oferecendo maior resistência em utilização agressiva, também admitem vetorização do binário, através da qual o equilíbrio dos travões pode ser deslocado para trás para aumentar a estabilidade durante a travagem numa curva. Os pneus foram desenvolvidos em parceria com a Pirelli, surgindo assim pneus P Zero novos para verão e inverno.

 

Todos os esforços técnicos são complementados pelo aumento da rigidez lateral em 75% face ao descapotável de topo precedente, acompanhado de um incremento geral da robustez estrutural.



Capota em “Z” 

A capota dobra-se em “Z”, podendo transformar o Vanquish Volante em descapotável em 14 segundos e fechar-se em 16 segundos, funcionando em velocidades até aos 50 km/h. A capota também pode ser comandada a partir da chave. A marca adianta que os níveis de isolamento térmico e de ruído foram substancialmente melhorados, sendo mesmo comparáveis aos do Vanquish Coupé.

 

Tal como o seu homólogo Coupé, o Vanquish Volante tem “design” agressivo para dar a este modelo uma presença mais forte na estrada, valendo-se ainda de dimensões generosas: 4.850 mm de comprimento, 2.885 mm de distância entre eixos, 1.296 mm de altura e 2.044 mm de largura (sem espelhos).



A grelha dianteira tem um aumento de 13% na área de superfície para ajudar a arrefecer o motor de V12. Destaque ainda para os faróis Matrix LED com  nova assinatura luminosa composta pelas luzes de circulação diurna integradas. Foram aplicados pormenores intrincados nas luzes, incluindo a marca Aston Martin gravada no interior dos faróis, enquanto o motivo vermelho “V12” adorna a faixa lateral distintiva.

 

Os espelhos retrovisores exteriores sem moldura contribuem para o perfil aerodinâmico do Vanquish Volante, o mesmo acontecendo com os puxadores das portas embutidos.



Experiência sensorial a bordo 

Para o interior, a configuração de dois lugares mantém-se, com a Aston Martin a apostar em construção cuidada e com materiais de elevada qualidade, proporcionando aquilo que apelida de experiência sensorial. Partilhando muito do “design” interior com o Coupé, revela consola central rebaixada para uma impressão de habitáculo mais ampla e para não interferir com o movimento dos braços do condutor. O Vanquish Volante está equipado com bancos Sports Plus de série, havendo bancos Performance em fibra de carbono como opção.

 

Contrariando a tendência atual, mantém um grande número de comandos físicos – embora táteis – de maneira a fornecer uma utilização mais intuitiva e menos complexa. A digitalização fica também a cargo do ecrã TFT de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos, concebido para fornecer informações com máxima clareza e visualização personalizada, ao passo que o sistema de infoentretenimento assenta em ecrã tátil Pure Black de 10,25” com conetividade online avançada. Os audiófilos podem contar com um sistema Bowers & Wilkins composto por 15 altifalantes, com tecnologia “surround”.



O número de combinações possíveis de “design” exterior e interior, desde as jantes e pinças de travão até aos tapetes e acabamentos interiores, é extenso, com a marca a propor os seus serviços de personalização através do departamento Q by Aston Martin.

 

O Vanquish Volante está já disponível para encomendar, em números limitados, com as primeiras entregas previstas para o terceiro trimestre de 2025.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page