Volkswagen Polo em vídeo acrobático
- Pedro Junceiro

- 13 de set.
- 3 min de leitura
A Volkswagen, em vídeo que surpreende pela espetacularidade, comemorou os 50 anos do Polo. E a marca fê-lo com recurso a diversas versões icónicas deste automóvel, nomeadamente as produzidas para a competição, sobretudo para os ralis e o ralicrosse), inspirando-se nas superproduções de Ken Block! No fim do documento, Johan Kristoffersson, sueco de 36 anos com sete títulos consecutivos do WRX entre 2017 e 2024, aparece aos comandos do ID. Polo, o derivado elétrico do subcompacto concorrente no segmento B, que tem estreia marcada para 2026, e com preço abaixo dos 25.000 € (a SEAT assegura a produção em Martorell, nas mesmas linhas de montagem do Cupra Raval)!
Recuperando a estética acrobática popularizada pelo norte-americano que morreu em 2023, com 55 anos, num acidente com moto de neve no estado do Utah, nos EUA, Kristoffersson, em vídeo, exive as qualidades das diversas gerações do Polo, fazendo-o em Kariega, na África do Sul. Polo R WRC e Polo RX1são algumas das máquinas pilotadas por Johan, piloto que também passou pelo Mundial de Ralis, mas sem sucesso.
“Nas nossas comunicações sobre o aniversário do Polo, queremos olhar tanto para o passado como para o futuro, para gerarmos entusiasmo pela nossa marca. E, oor isso, e de forma deliberada, o ID. Polo aparece neste filme. O vídeo representa tudo o que é essencial no Polo: um pequeno automóvel capaz de grandes feitos”, diz Jens Katemann, responsável de comunicação da Volkswagen.

Estrelas da competição
Os carros de competição utilizados por Kristoffersson integram a coleção Classic da Volkswagen ou são propriedade da equipa KMS, caso do RX1 com motorização elétrica. E os locais das filmagens também não foram escolhidos aleatoriamente, já que a marca decidiu produzir este vídeo em pontos associados a este carro, como o porto de Gqeberha, e autoestrada e fábrica em Kariega, na África do Sul.
“A filmagem proporcionou-me muito prazer. Foi uma experiência fantástica conduzir, uma depois doutra, as versões mais desportivas do Polo e levá-las quase ao limite – têm temperamentos muito diferentes, mas todos se comportaram excecionalmente”, afirmou Johan Kristoffersson, no final de outra demonstração de pilotagem.

Passado e futuro
Dois dos carros utilizados no filme, e ambos da quinta geração (2009) de modelo que está na sexta, apresentam decoração especial criada pelo “designer” Sean Bull, que presta homenagem ao icónico Harlekin, carro que também tem pequena aparição neste vídeo. Em abril, os fãs foram convidados a escolher entre quatro propostas e, “online”, elegeram as cores clássicas deste Polo: Ginster Yellow, Flash Red, Pistachio e Chagall Blue.
Outros dos Polo em destaque é o R WRC que competiu no WRC a partir da temporada de 2013, e fê-lo com palmarés impressionante: com motor 1.6 turbo (315 cv) e tração integral, garantiu quatro títulos de pilotos consecutivos a Sébastien Ogier e quatro títulos de construtores à marca alemã. Já o WRX que aparece no filme, mesmo baseando-se na versão de ralis, conta com motor 2.0 turbo mais potente (570 cv).
Outro dos carros pilotados por Johan Kristoffersson é o Polo RX1, elétrico desenvolvido pela KMS para o Mundial de Ralicrosse. Combinados, os dois motores elétricos “libertam” 680 cv (500 kW) e 880 Nm. Jon Richards, realizador com mais de 20 anos de experiência na área automóvel (trabalhou no programa de TV “Top Gear”, por exemplo), assina este trabalho.















Comentários