top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

XPENG já produz carros voadores!

Quem disse que a realidade não é capaz de superar a ficção científica? A XPENG, através da subsidiária Aridge, anunciou, formalmente, a inauguração da primeira linha de produção em série de… carros voadores! E, assim, a forma de mobilidade que fez furor em filme da saga 007 há cerca de 50 anos (o vilão da pistola dourada perseguido por James Bond, Scaramanga, voava num AMC Matador X Coupé…) já não existe apenas no cinema!


ree

A linha da XPGEN situa-se em Guangzhou, na China, e a Aridge ainda tem de fazer muitas horas de voos de teste para validar tanto as capacidades técnicas como as “performances” do carro voador, e para otimizar o processo de produção. Todavia, cumprindo-se o calendário previsto pela marca, as entregas regulares aos clientes arrancarão nos primeiros meses de 2026. A unidade industrial tem 120.000 metros quadrados de área.

 

O carro voador da XPENG integra dois módulos. O principal, o terrestre, tem três eixos, tração às seis rodas, e 5,5 m de comprimento e 2 m de largura e altura. Os chineses dizem que não só pode parar-se em parque de estacionamento normal como admite a utilização por qualquer pessoa habilitação legal para a condução de automóveis.


ree

Já o módulo secundário, o aéreo, combina seis rotores elétricos com a fuselagem em fibra de vidro, material que também é utilizado na construção das lâminas das hélices, por apresentar qualidades tão importantes como a leveza ou a rigidez. No “cockpit”, desfruta-se de vista panorâmica de 270º, característica importante para as deslocações pelo ar. O veículo admite modos de voo autónomos, planeamento de rotas, controlo automático em rotas pré-estabelecidas, descolagem e regresso ao solo através de toque em botão, visão 3D e assistência à aterragem.

 

A capacidade instalada na fábrica surpreende: até 10.000 unidades/ano. Todavia, nesta primeira fase do plano, a ambição da empresa é atingir “só” 50% do volume, o que pressupõe, ainda assim, a saída da linha de produção de um carro voador a cada 30 minutos!

bottom of page