A Zeekr vai assumir o controlo da Lynk & Co, ao abrigo de reestruturação interna operada pela "casa-mãe", a Geely, com o objetivo de evitar a sobreposição (e, consequentemente, a "canibalização) de automóveis entre as marcas na "órbita" do consórcio chinês. Ambição do movimento: aumentar as vendas combinadas das duas marcas para mais de um milhão de unidades/ano.
A Geely irá reestruturar duas das suas marcas, com a Zeekr a passar a deter 51% da Lynk & Co, numa medida que visa obter um nível de sinergias maior entre as duas marcas do grande grupo chinês, que conta no seu portefólio com mais uma série de nomes grandes, incluindo a Volvo, smart, Lotus e Polestar.
De forma a criar uma entidade global mais forte, esta medida agora proposta pela Geely visa acelerar a partilha tecnológica entre as duas marcas, além de fazer com que as gamas se tornem mais intercaladas para que não exista canibalização entre a Zeekr e a Lynk & Co. Outros objetivos passam pela captação e desenvolvimento de talento na área das novas energias, levando a um crescimento global de vendas.
Como parte desta reorganização, a Geely Holding e a Volvo Cars irão ceder uma parte das suas ações na Lynk & Co à Zeekr, o que fará com que esta última passe a deter 51% no capital da marca “irmã”. Os restantes 49% irão continuar a ser detidos por uma filial a 100% da Geely Automobile Holdings.
Ao mesmo tempo, a Geely Auto planeia aumentar a sua participação na Zeekr para aproximadamente 62,8%, apoiando ainda mais a estreita colaboração entre a Geely Auto, a Lynk & Co e a Zeekr, melhorando as sinergias industriais, a semelhança de hardware e software, a eficiência da cadeia de fornecimento, o serviço pós-venda e acelerando a criação de um grupo global mais forte.
O objetivo principal passa pelo aumento das vendas combinadas entre as duas marcas para um valor em torno de um milhão de unidades por ano. Com a Zeekr em plena expansão global – prevendo-se que chegue a Portugal durante o próximo ano –, esse objetivo terá agora em conta também os números da Lynk & CO.
“A coordenação e a integração das nossas marcas apoiam as suas operações sustentáveis e geram maiores sinergias que beneficiam as vendas, os serviços, as receitas e a competitividade dos produtos, permitindo que as nossas empresas proporcionem maior valor e oportunidades tanto aos consumidores globais como aos acionistas”, afirmou Eric Li, Presidente do grupo Geely Holdings.
Esta mexida por parte da Geely sublinha que o ambiente concorrencial entre as diversas marcas no contexto atual de eletrificação também obriga à consolidação de esforços nos grandes grupos chineses de forma a tornar as suas operações mais eficientes.
Comments