top of page
Foto do escritorVítor Mendes da Silva

560 km de autonomia no primeiro BMW i5 Touring

Atualizado: 29 de mar.

Funcionalidade e potência numa carrinha elétrica que tem compartimento de carga com a mesma capacidade da variante mais familiar da geração nova do Série 5



O BMW i5 apresenta-se como alternativa aos Mercedes EQE e Tesla Model S, mas vai passar a dispor de trunfo fortíssimo com o lançamento da primeira carrinha na marca com motores elétricos em vez de térmicos. O i5 Touring tem introdução em Portugal planeada para junho, com preços a partir de €79 000 – eDrive40 com 340 cv e bateria de iões de lítio com 81,2 kWh de capacidade útil, por isso reclamando até 560 km de autonomia.


Também no arranque da carreira do i5 Touring, versão M60 (desde 118.500 €) com dois motores elétricos, um por cada eixo, tração integral e potência combinada de 601 cv. A autonomia reivindica pela BMW é de até 506 km. Para este modelo mais desportivo, anuncia-se 0-100 km/h em 3,9 segundos.



O i5 Touring admite recarregamentos rápidos até 205 kW de potência (10 minutos de alimentação adicionam 149 km à autonomia do eDrive) e dispõe de modo Max Range que otimiza o rendimento do sistema, permitindo poupança nos consumos na ordem dos 25%.

 

Mais trunfos no compartimento de carga

O i5 Touring integra a gama da geração nova do Série 5 Touring… O G61 prometido para abril traz consigo uma imagem muito mais atrativa e moderna, por receber os elementos do estilo estreados na berlina de que deriva, apesar de se distanciar no desenho dos farolins, mais recuados, ou no friso cromado em forma de L. Entre os opcionais, jantes de liga leve até 21”.



No habitáculo, painel de bordo “decalcado” da berlina. Série 5 Touring e i5 Touring recebem o Curved Display que encontramos nos painéis de bordo dos BMW mais modernos, com monitores digitais tanto para a instrumentação (12,3’’) como para o sistema multimédia (14,9’’), que inclui a plataforma de videojogos AirConsole (é ferramenta ótima para “ocupar o tempo” durante os recarregamentos das versões elétricas, por exemplo). Também existem funções semiautomáticos de condução ou estacionamento e Pack Desportivo M, Pack Desportivo M Pro e Pack Exterior M Carbon.



 Este Série 5 Touring, com 5,06 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,52 m em altura, é maior (10 cm), mais larga (3 cm) e mais alta (2 cm) que o antecessor e esse aumento nas dimensões expressa-se na capacidade da bagageira (570 litros, mais 10, ou 1700, rebatendo os encostos dos bancos traseiros), o que posiciona a carrinha bávara acima do Audi A6 Avant (565 litros) e abaixo do Mercedes Classe E Station (615 liltros).

 

No Série 5 Touring, na base da gama, 520d (197 cv) com turbodiesel de 4 cilindros, 2 litros e sistema híbrido do tipo MHEV, e tração traseira ou quatro rodas motrizes. Também na agenda, 540d com Diesel mais potente (299 cv) e tração xDrive e dois híbridos Plug-In (PHEV), também com 299 cv, ambos capazes de percorrerem até 100 km de forma totalmente elétrica.





0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating