Engenheiro de 65 anos torna-se acionista e, a partir de 1 de março de 2025, passa a supervisionar o departamento técnico da escuderia britânica, ainda a tempo de comandar o desenvolvimento do monolugar para 2026, ano de regulamento novo. Recentemente, equipa também contratou ex-chefe de chassis da Scuderia Ferrari (Enrico Cardile). Objetivo do investimento: vitórias e títulos!
É o ponto final em tabu que significava, também, o segredo mais mal guardado na Fórmula 1. Esta manhã, a Aston Martin Racing anunciou acordo com o engenheiro britânico Adrian Newey, 65 anos, para assumir a direção do departamento técnico da equipa, também na condição de acionista da escuderia! Recentemente, falava-se que este negócio poderia envolver qualquer coisa como 100 milhões de dólares (cerca de 91 milhões de euros), mas desconhecem-se os números da operação.
Adrian Newey tem entrada na escuderia Aston Martin anunciada para o primeiro dia de março de 2025, a tempo de participar, diretamente, no desenvolvimento do monolugar para 2026, ano da introdução de regulamento técnico novo na Fórmula 1.
Adrian Newey tem entrada na Aston Martin anunciada só para 1 de março de 2025, a tempo de comandar o desenvolvimento do monolugar da escuderia inglesa para “atacar” o Mundial de 2026, época da introdução de regulamento técnico novo na Fórmula 1. E este anúncio segue-se à confirmação da contratação do ex-diretor de chassis da Scuderia Ferrari, Enrico Cardile.
“No que faz, Newey é o melhor e estas oportunidades aparecem-nos só uma vez… Isto confirma a ambição que temos de construir equipa capaz de lutar por vitórias e títulos na Fórmula 1”, disse o proprietário da escuderia inglesa, o multimilionário canadiano Lawrence Stroll. Já o britânico, que confirmou o “adeus” à campeã Red Bull em maio, antes do Grande Prémio de Miami, manifestou-se convencido pelos planos de equipa que realizou investimento massivo na construção de instalações moderníssimas, com túnel de vento prodigioso.
Carreira muito bem-sucedida
Homem por trás dos títulos mundiais da escuderia austríaca e de Sebastian Vettel e Max Verstappen, Newey, o “mágico” da aerodinâmica na Fórmula 1, após meses de namoro com a Ferrari, escuderia que garantiu a contratação de Lewis Hamilton para as próximas temporadas, chegou a acordo com a… Aston Martin, que venceu o “braço de ferro” com a Scuderia.
O “casamento”, afirmo-o Robert Doornbos, ex-piloto neerlandês que esteve com o britânico na Red Bull em 2006, foi decidido apenas depois do “não” da Ferrari e do “sim” da Aston Martin às exigências de Adrian Newey, que foram tanto financeiras como técnicas, de olho no monolugar para 2026. Porém, antecipa-se que o ex-Red Bull também participe, ainda que forma indireta, no desenvolvimento da máquina para o Mundial do próximo ano.
Adrian Newey é o engenheiro mais bem-sucedido na história do Mundial de Fórmula 1 – 12 títulos de Construtores e 13 de Pilotos, e mais de duas centenas de êxitos em grandes prémios (220, para sermos rigorosos) -, e deixou-se seduzir pelo projeto da Aston Martin.
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