A Totem Automobili anunciou a conclusão do chassis número 12 dos GT Super, uma reinterpretação dos Alfa Romeo Giulia clássicos, embora cada unidade seja concebida à medida e quase de raiz. Esta unidade conta com um motor V6 biturbo para prestações elevadíssimas.
A construtora italiana de nicho, a Totem Automobili, revelou a sua mais recente criação, o GT Super, uma reinterpretação do Alfa Romeo Giulia, sobretudo a nível estético, já que a tecnologia incluída neste GT Super é totalmente moderna.
Assim, embora seja fiel à “alma” clássica do Giulia, este modelo confia numa série de características modernas como o motor totalmente novo – trata-se um bloco V6 de 2.8 litros com bancadas a 90 graus (desenvolvido em parceria com a Italtecnica) e que debita 600 cv de potência e 700 Nm de binário máximo.
Num detalhe revelador do nível de perícia aplicado neste modelo, o motor feito totalmente de raiz com um peso abaixo dos 180 kg, que a Totem define como o mais leve e compacto de todos os motores V6 alguma vez concebido no mundo. Combinando um inovador sistema de injeção direta e indireta, este motor recorre ainda a uma solução de cárter seco, usualmente utilizada em modelos de competição. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,2 segundos, enquanto a velocidade máxima está cifrada nos 250 km/h.
Soluções modernas
Em termos de carroçaria e chassis, a Totem Automobili recorreu a conceitos modernos, incluindo uma estrutura monocoque em fibra de carbono, obtendo aquilo que apelida de “verdadeira obra de engenharia e arte estilística”.
A carroçaria surge embelezada por uma tonalidade verde metalizada, criada especialmente para esta unidade. Os elementos em fibra de carbono são caracterizados por uma matriz única, que muda de aparência quadrada para romboide consoante o ângulo da luz, com um acabamento mate.
No interior, sobressaem os bancos envolventes em fibra de carbono, feitos à medida do cliente, com um desenho que amplifica o espírito de competição do automóvel. A fibra de carbono é também utilizada no túnel central e no painel de instrumentos. Este material, com densidade específica variável, é complementado em algumas áreas por reforços de kevlar, num conceito com elevado grau de complexidade de engenharia.
Criado para clientes abastados que procuram a combinação entre elegância e exclusividade, o GT Super com número 12 está no circuito de Vairano para os testes de homologação, num passo que permitirá que os carros da Totem circulem na Europa e em grande parte do mundo. Este processo de homologação é descrito pela Totem Automobili como “extremamente oneroso, concebido para os grandes construtores e dificilmente acessível aos pequenos construtores independentes”, com custos que ultrapassam facilmente os 10 milhões de euros.
O pequeno construtor italiano questiona, mesmo, se “estas regulamentações visam realmente garantir a segurança e a proteção do ambiente, ou representam uma barreira económica para proteger os grandes grupos?”. Neste sentido, apelam a que a “Itália e a Europa desenvolvam um ecossistema regulamentar que tenha em conta as peculiaridades dos pequenos fabricantes”.
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