AMG One “português” no SAHE
- Pedro Junceiro
- há 10 horas
- 2 min de leitura
A única das 275 unidades do Mercedes-AMG One destinada a Portugal já se encontra no país e, por intermédio da Sociedade Comercial C. Santos, que intermediou a compra do hipercarro avaliado em cerca de 2,5 milhões de euros (mais impostos), encontrar-se-á em exibição, entre os dias 17 e 19, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na edição deste ano do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE), certame que tem E-AUTO e AutoSport/Auto+ como Media Partners.

Antecipando este momento, a Sociedade Comercial C. Santos, para também comemorar a receção do modelo, apresentou o AMG One a clientes selecionados e à comunicação social no seu espaço comercial na Maia. Desenvolvido como um Fórmula 1 de estrada, nomeadamente em termos técnicos, o que atrasou o lançamento de carro apresentado, originalmente, no Salão de Frankfurt de 2017, a máquina alemã com tecnologia híbrida E Performance que replica as unidades de potência que encontramos nos monolugares da categoria-rainha do desporto automóvel desde 2014 ficou pronta a produzir apenas em 2023.
Assim, no One, V6 1.6 turbo apoiado por quatro motores elétricos. Este sistema foi criado pela Mercedes AMG High Performance Powertrains, divisão baseada em Brixworth, em Inglaterra, que também é responsável pelo desenvolvimento e produção das unidades de potência dos Fórmula 1 da escuderia alemã. A montagem do carro é feita em Coventry, também em, Inglaterra.
A potência máxima anunciada pela AMG para o One é de 1063 cv, o resultado da soma do V6 (574 cv) montado em posição central-traseira e da atuação combinada dos quatro motores elétricos (611 cv/450 kW). No superdesportivo com tração integral, caixa automática de 7 velocidades e embraiagem dupla derivada da competição.
A refrigeração e a necessidade de garantir a utilização do sistema de forma quase diária foram duas “dores de cabeça” para a marca alemã durante todo o processo de desenvolvimento, mas a marca foi capaz de criar um dos superdesportivos mais exclusivos do mundo e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 s e de 0 a 200 km/h em 7 s. A velocidade máxima anunciada é de 352 km/h. Dispondo de tecnologia híbrida Plug-in, o AMG One também pode circular em modo totalmente elétrico, mas a autonomia apresenta-se limitada a 18 km.
O One também tem aerodinâmica ativa – adapta-se ao modo de condução selecionado – e diversos programas e sistemas que admitem configuração “à medida”. O mais extremo é o “STRAT 2”, que corresponde ao modo utilizado pela escuderia de Fórmula 1 durante as qualificações para todos os grandes prémios.
“A Sociedade Comercial C. Santos é o único concessionário português da Mercedes a comercializar este automóvel muito e, agora, também o único representante da marca a mostrar o superdesportivo no nosso País, o que é um motivo natural de orgulho e um marco muito importante no percurso da empresa que comemora 80 anos de história em 2026”, diz o administrador-delegado Pinho da Costa. Também em exposição no SAHE, a gama de automóveis elétricos e híbridos Plug-In do fabricante de Estugarda, Alemanha.
Comentários