top of page
Logotipo | e-auto

Audi A6 Limousine: clássico intemporal

A Audi, depois da carrinha (Avant), apresentou a variante berlina (Limousine) do A6, automóvel baseado na plataforma PPC (Premium Platform Combustion) que apresenta o "título" de carro de combustão mais aerodinâmico de sempre da história da marca alemã. A gama contará com motorizações eletrificadas, destacando-se as híbridas Plug-In a lançar apenas numa fase posterior da carreira comercial.



A gama A6 a combustão da Audi irá expandir-se com a chegada da carroçaria Limousine, que se juntará à carrinha, procurando estabelecer novos padrões no “design” associado à eficiência em modelos com motor de combustão interna. Com efeito, com um coeficiente de arrasto de 0.23 Cd, este A6 é o automóvel de motor térmico mais aerodinâmico de sempre na história da Audi.

 

Isto é particularmente relevante na medida em que as necessidades de refrigeração dos motores de combustão obrigam, não raras vezes, a efetuar concessões em termos de desenho exterior que têm impacto, também, na eficiência. Com o A6 Limousine, a Audi conseguiu afinar o modelo conjugando essas necessidades sem impactar na aerodinâmica, o que se traduz em valores de consumos e emissões mais reduzidos.



Se a dianteira partilha a sua filosofia com a Avant, vale a pena reforçar o trabalho feito para combinar elegância e desportividade através da combinação entre os faróis elegantes com assinaturas luminosas personalizáveis e a grelha “Singleframe” de dimensões generosas. Por detrás disto está um sofisticado conceito de fluxo de ar, valorizando-se aqui o papel das entradas de ar laterais, otimizadas em termos de forma e função, e também o maior “polimento” dado às zonas inferiores do para-choques, com redução do atrito na zona inferior.


Tal como a dianteira, a traseira alongada e com tampa da bagageira ligeiramente inclinada também contribui para a eficácia e para um aspeto distinto. Em combinação com o difusor alargado e com o “spoiler” da tampa da bagageira, a Audi garante ter chegado ao equilíbrio aerodinâmico ideal no eixo traseiro. Ainda atrás, os farolins, com grafismos também personalizáveis e a faixa de luz horizontal contínua, conferem-lhe elegância. Um detalhe comum a muitos outros modelos da marca são os “ombros” volumosos acima das cavas das rodas traseiras, inspirando-se no legado do Audi quattro.


Audi A6 Limousine

Iluminação avançada 

O conceito já não é novo, mas repete-se no A6 Limousine – a iluminação nos grupos óticos está focado na digitalização e na personalização das assinaturas luminosas à frente e atrás. Assim, o equipamento opcional do A6 inclui faróis Matrix LED e luzes diurnas digitais LED compostas por 48 segmentos individuais de LED por farol, permitindo até sete assinaturas digitais à frente e atrás.


As luzes traseiras OLED digitais de segunda geração estão disponíveis opcionalmente, sendo compostas por oito painéis OLED digitais. Cada lado apresenta 198 segmentos (396 segmentos no total) que criam as assinaturas digitais, algumas das quais ativas. Adicionalmente, a tecnologia OLED 2.0 permite funções de deteção de proximidade e de luz de comunicação para aumentar a segurança rodoviária através de grafismos de luz. Por exemplo, os outros utentes da estrada recebem um aviso se houver um acidente ou uma avaria à frente.


Audi A6 Limousine

A gama, tal como sucede na carrinha, será composta por duas linhas de equipamento, a base e a S line, com esta última a ser vincadamente mais desportiva em vários detalhes, por exemplo, com as entradas de ar laterais dianteiras com contornos específicos ou com a grelha “Singleframe” de padrão especial.

 

Quanto a cores de carroçaria, irá oferecer 11 cores, com destaque para a “Midnight Green”, uma tonalidade que varia entre o verde e o cinzento consoante a incidência da luz sobre a carroçaria, e as “Daytona Gray” e “Ascaris Blue Metallic”, exclusivas das S line. As opções de jantes variam entre as 18 e as 21 polegadas (de série, os S line têm jantes de 19 polegadas). A Audi garante ainda que irá oferecer várias opções de personalização para o exterior e para o interior, de forma a tornar os modelos mais exclusivos.


Audi A6 Limousine

Interior espaçoso

O A6 Limousine mede 4,990 m de comprimento (60 mm mais do que o anterior) e 2,927 m entre eixos, com a marca a procurar oferecer um habitáculo espaçoso e repleto de detalhes qualitativamente superiores. Não falta a fundamental vertente tecnológica, uma vez mais albergando o conceito de “palco digital” (“Digital Stage”) com dois ecrãs panorâmicos OLED ligeiramente curvos que dão a impressão de serem um único elemento.

 

Combinam-se, assim, o ecrã de 11,9'' para a instrumentação, o ecrã tátil de 14,5'' para o sistema multimédia e, ainda, opcionalmente, um terceiro ecrã para o passageiro dianteiro, de 10,9'' (assim, este ocupante do automóvel pode ver filmes e séries em “streaming” sem incomodar o condutor, graças a um filtro especial). 

 

O infoentretenimento do A6 tem por base o sistema operativo Android Automotive, permitindo atualizações remotas “over-the-air”, aplicações de terceiros (como o YouTube ou o Spotify) e assistente virtual com recurso à inteligência artificial do ChatGPT (fornecido pela Microsoft Azure OpenAI Service). Os comandos por voz permitem controlar diversas funcionalidades, como a climatização ou dar informações variadas com pontos de interesse.


Audi A6 Limousine

Outro opcional vocacionado para o condutor é o Head-Up Display configurável nas informações que apresenta – navegação, informação multimédia, velocidade ou sistemas de assistência. A área de visão é agora 85% maior do que antes e a apresentação dos gráficos é mais precisa.

 

No que toca aos materiais, o interior apresenta revestimento “Softwrap” a toda a largura do painel de bordo, fazendo com que o interior pareça mais amplo, podendo ser combinado com outros materiais como pele sintética ou “Dinamica” nos painéis das portas e nos apoios de braços. A iluminação ambiente é outro predicado do modelo, havendo até luz funcional na base do para-brisas que atua como luz de alerta na condução.

 

Nota, também para o tejadilho panorâmico com tecnologia eletrocromática com seis segmentos que podem tornar-se opacos ou transparentes, consoante os desejos dos ocupantes.



Os lugares traseiros foram pensados para oferecer espaço e conforto para os seus ocupantes, apesar de uma ligeira perda de altura em relação à carrinha, devido à linha do teto. A bagageira apresenta até 492 litros, dependendo do motor, podendo ainda beneficiar de rebatimento dos encostos (de série) em 40:20:40. O portão elétrico com acionamento pelo pé é opcional.

 

Outros opcionais dignos de registo são o ar condicionado de quatro zonas ou os dois sistemas áudio da Bang & Olufsen, que podem ter 16 ou 20 altifalantes e 685 ou 810 Watts, respetivamente. O sistema mais potente inclui altifalante no encosto de cabeça do condutor para maior envolvência.


Audi A6 Limousine

Gama eletrificada 

A gama apresentada pela Audi prevê uma componente muito forte de eletrificação associada aos motores de combustão interna, uma particularidade que é permitida pela plataforma PPC. Internacionalmente, a gama prevê três motorizações no lançamento – duas a gasolina e uma Diesel –, esperando-se mais tarde duas versões “plug-in” (PHEV), a exemplo do que se verifica no A6 Avant.

 

É previsível que exista uma replicação da gama do A6 Avant para o A6 Limousine, pelo que deverá estar garantida a motorização 2.0 TDI de 204 cv de potência e 400 Nm de binário máximo, auxiliada com sistema “mild-hybrid” de 48 V, mais evoluído nas suas competências. Esta tecnologia, a que a Audi dá o nome MHEV plus, consiste em três componentes principais: a bateria de iões de lítio de 48 V (capacidade de 1,7 kWh), o motor de arranque/alternador por correia e o novo motor elétrico (PTG) com eletrónica de gestão de potência integrada


Audi A6 Limousine

Uma das particularidades deste sistema é o de permitir a condução em modo elétrico a velocidades bastante baixas (por exemplo, ao estacionar), o que permite poupar os consumos e as emissões, mas também consegue coadjuvar o motor turbodiesel nas fases de aceleração mais intensas, oferecendo até 24 cv (18 kW) de potência e 230 Nm de binário. A Audi aponta para um consumo médio entre os 4,8 e os 5,6 l/100 km e emissões de CO2 entre 126 e os 146 g/km, dependendo do equipamento. A versão TDI está sempre associada a caixa automática de dupla embraiagem, como tração dianteira ou às quatro rodas quattro ultra.

 

Esse sistema de tração às quatro rodas beneficia de mais evoluções, contando com embraiagem multidiscos que distribui a potência de forma mais eficaz entre a frente e a traseira, tendo a capacidade, por exemplo, de desativar a tração traseira para poupar combustível quando não é necessária. Em condução desportiva, por exemplo, ao acelerar forte à saída de uma curva, a divisão da potência pode chegar aos 30:70 entre os dois eixos.


Por outro lado, existe também sistema de recuperação de energia da travagem – até 25 kW –, com armazenamento na bateria de iões de lítio. Não menos relevante, o sistema MHEV plus permite ainda manter o ar condicionado em funcionamento mesmo quando o A6 Limousine está parado, deixando de “pesar” na bateria convencional.


Audi A6 Limousine

A restante gama (dependendo dos mercados) compreende duas opções a gasolina. A de entrada é o bloco 2.0 TFSI de 204 cv e 340 Nm, apenas disponível com tração dianteira e sem sistema MHEV plus. Assenta em ciclo Miller de funcionamento e, entre outras medidas, dispõe de turbo de geometria variável para maior eficiência e capacidade de resposta e caixa S tronic de sete velocidades.

 

Outra versão é a 3.0 TFSI V6 de 367 cv e 550 Nm, beneficiando, tal como o Diesel, de sistema MHEV plus e de tração quattro ultra. Opcionalmente, pode dispor de diferencial traseiro desportivo para entrega da potência mais equitativa e controlada.

 

Mais tarde, chegarão duas versões híbridas “plug-in”, de 299 cv e de 367 cv, as quais serão preferenciais por reduzirem os consumos e as emissões e com a promessa de autonomias elétricas alargadas acima dos 100 km.


Audi A6 Limousine

Chassis revisto 

No A6 Limousine todo o chassis foi revisto para oferecer equilíbrio mais eficaz entre conforto e agilidade, sendo importante destacar atributos como o reforço das estruturas dos eixos dianteiro e traseiro (maioritariamente, feitos em alumínio), ao passo que também existem sub-estruturas à frente e atrás que melhoram a rigidez e o controlo durante a condução. Toda a conexão do volante às rodas foi igualmente robustecida para oferecer maior precisão durante a condução, sobretudo quando lhe é exigido desempenho mais dinâmico, complementando-se com camber das rodas dianteiras ligeiramente aumentado.

 

Em termos de suspensões, a Audi irá propor três soluções: a de série (mais confortável do que a do antecessor), a desportiva, que reduz a altura ao solo em 20 mm (de série na versão S line) e a adaptativa pneumática com amortecimento controlado eletronicamente, com maior abrangência entre acerto confortável e dinâmico. Em comparação com a suspensão base, o A6 Limousine é 20 mm mais baixo em condução dita normal nos modos “balanced”, “comfort” e “efficiency”. Mas, no modo “dynamic”, o mais desportivo, reduz a altura ao solo em mais 10 mm. Há ainda função de levantamento em 20 mm até aos 85 km/h, importante para usar em superfícies menos polidas.


Audi A6 Limousine

 Opcional com o sistema quattro, o eixo traseiro direcional permite tornar o A6 Limousine mais ágil dentro e fora da cidade, operando de maneira distinta consoante a situação e a velocidade. Até aos 60 km/h, as rodas traseiras viram até 5 graus no sentido oposto das dianteiras (reduzindo o raio de viragem para 11,3 m), enquanto a velocidades mais elevadas, as rodas traseiras seguem a orientação das da frente, para maior estabilidade.


A marca aponta ainda uma melhoria de 30% na insonorização do habitáculo em comparação com o modelo precedente, não só com a inclusão de materiais mais eficazes na absorção do som exterior, como também pela utilização de pneus, a partir dos de 19 polegadas, com absorventes de ruído do rolamento. Ainda no que toca aos pneus, estes foram otimizados para melhorar a resistência de rolamento. Os pneus de 20 e de 21 polegadas podem ser escolhidos com compostos de maior aderência.



O leque de assistentes de segurança é também muito amplo, compreendendo elementos como o assistente de estacionamento e de condução com cruise control adaptativo ou limitador de velocidade que responde aos limites de cada estrada.

 

O novo A6 Limousine será produzido em Neckarsulm, na Alemanha, com a entrega das primeiras unidades prevista para o verão.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page