top of page
Logotipo | e-auto

Audi “afina” estrutura de F1

Mattia Binotto vai assumir o cargo de responsável pelo projeto de Fórmula 1 da Audi e terá a seu cargo o desenvolvimento global, enquanto Jonathan Wheatley viu confirmada a sua posição como diretor de equipa. Esta é mais uma “afinação” em torno do projeto da equipa alemã para entrar na F1 a partir de 2026.



A Audi anunciou uma centralização da estrutura em torno do projeto de Fórmula 1, “afinando” as sinergias e métodos de trabalho próprias de uma equipa de fábrica. A marca prepara a sua entrada oficial na modalidade a partir de 2026, ao abrigo de uma nova leva de regulamentos técnicos, assumindo então o lugar até aqui ocupado pela Sauber.

 

Clarificando a estrutura diretiva da equipa, Mattia Binotto foi nomeado Chefe do Projeto F1 da Audi, assumindo a responsabilidade pelas atividades de desenvolvimento nas instalações de Hinwil e Neuburg an der Donau, bem como no futuro centro técnico em Inglaterra.

 

Faltando pouco menos de dez meses para a estreia na categoria máxima do desporto automóvel, a coordenação estreita das atividades de desenvolvimento visa alcançar uma articulação aperfeiçoada entre o monolugar e a unidade motriz. Sob a liderança global de Binotto, as estruturas existentes serão otimizadas e a velocidade das ações de desenvolvimento será aumentada através de maior eficiência.



Outra nomeação é a de Christian Foyer como Diretor de Operações (COO) da Audi Formula Racing GmbH (AFR), passando a concentrar-se nos processos operacionais. Natural de Aachen (Alemanha), nascido em 1977, o engenheiro licenciado com especialização em motores de combustão trabalha há cerca de 18 anos em operações e gestão de projetos para várias equipas e fabricantes de F1.

 

Foyer vai assumir a responsabilidade operacional pelas áreas anteriormente geridas pelo diretor-executivo Adam Baker, que vai deixar o projeto por mútuo acordo. Já o lugar de diretor-executivo será extinto.

 

“Gostaríamos de agradecer a Adam Baker pelo seu empenho ao longo dos últimos anos. Ele desempenhou um papel decisivo na definição do conceito estratégico global para a entrada da Audi na Fórmula 1 e deu início ao desenvolvimento da unidade motriz em Neuburg”, afirma Gernot Döllner, Presidente do Conselho de Administração da Audi AG. “Com Christian Foyer, estamos agora a integrar no projeto um especialista comprovado nas estruturas e no processo de desenvolvimento de unidades motrizes da F1. A sua experiência vai ajudar a garantir a cooperação sinérgica e a incutir a velocidade necessária no percurso que iniciámos rumo à estreia”, acrescentou.

 

Desde o início de abril que Jonathan Wheatley é Diretor de equipa e porta-voz do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG, estando a acompanhar e a moldar a transformação da equipa de competição. Stefan Dreyer irá continuar a liderar o desenvolvimento da unidade motriz em Neuburg como responsável técnico e vai assumir a nova função de porta-voz do conselho de administração da AFR.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page