top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Audi desvenda Q3 Sportback

A Audi revelou a variante Sportback do Q3 novo, que se demarca pelas linhas mais dinâmicas do exterior, mas sem esquecer a funcionalidade interior e a tecnologia. O Q3 Sportback chega a Portugal em outubro, com versões a gasolina, turbodiesel e “plug-in” híbrida com autonomia elétrica para até 118 km. Embora ainda não tenha preços, as pré-encomendas já estão abertas.



Após a apresentação da versão SUV, a Audi desvenda agora a variante de carroçaria Sportback do Q3, com “design” mais dinâmico em linha com a filosofia atual de desenho da marca alemã. O aspeto visual é mesmo um dos pontos fortes do Q3 Sportback novo, cuja chegada a Portugal está prevista para outubro.

 

A dianteira destaca-se pela grelha “Singleframe” mais ampla e posicionada de forma mais elevada, sendo, sendo ladeada por zonas de “design” verticais bastante volumosas, escondendo-se aqui também o módulo principal de iluminação. Sob a grelha encontra-se a entrada de ar com fluxo de arrefecimento ajustável para a refrigeração, situando-se aqui também os sensores de estacionamento, enquanto os sensores dos sistemas de assistência ao condutor estão instalados por detrás dos quatro anéis.


ree

Na parte superior, junto ao capot, o conjunto afilado de luzes de circulação diurna (LED) em LED contribuem para a imagem robusta. Em termos de iluminação, a marca dos “quatro anéis” destaca a nova tecnologia micro-LED nos faróis Digital LED Matrix, a qual permite personalização dos grafismos e funções de luz adaptativas e de alta resolução. As luzes diurnas digitais com tecnologia LED, compostas por 23 segmentos em cada lado, criam assinaturas de luz distintas para tornar o modelo mais reconhecível.

 

Visto de perfil, a Audi destaca a linha do tejadilho descendente a partir do pilar A, sendo 29 mm mais baixa do que na versão SUV, para aparência mais desportiva, a qual é complementada pelos pilares D inclinados. A traseira apresenta luzes traseiras bipartidas com uma faixa de luz bastante fina a atravessar o veículo a toda a largura. O para-choques integra um difusor para efeitos aerodinâmicos. No total, o Q3 Sportback revela coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,30.


ree

A traseira pode dispor de luzes traseiras digitais OLED opcionais (com 36 segmentos diferentes divididos em seis painéis digitais), complementadas por uma faixa contínua de luzes LED e pelos anéis iluminados. Os grafismos também podem ser personalizados atrás.

 

A linha S line exterior, com para-choques diferenciados e elementos em prata selenite, está disponível como opção face ao equipamento de série. Estarão disponíveis 11 cores, incluindo as novas “Verde Salva” e “Castanho Madeira”, esta última com acabamento mate e exclusiva do Q3 novo. A pintura metalizada “Cinzento Daytona” está também disponível combinada com o S line exterior. Quanto às jantes, a marca propõe novos “designs” e dimensões entre as 17 e as 20 polegadas, incluindo variantes de efeito aerodinâmico, estas de 18 e de 19 polegadas.


ree

Iluminação de ponta 

Como tem sido apanágio da Audi, a área da iluminação volta a ser enaltecida no Q3 Sportback, dispondo de dois módulos com 25.600 elementos de micro-LED em cada um. Cada micro-LED tem cerca de 40 micrómetros, o que corresponde a aproximadamente metade da espessura de um cabelo humano.

 

Juntamente com os módulos digitais LED Matrix, as luzes diurnas digitais com tecnologia LED, compostas por 23 segmentos em cada lado, tornam o veículo reconhecível na estrada. Entre as potencialidades dos novos sistemas de iluminação desenvolvidos pela Audi estão as funções de orientação de luz, conhecidas como luzes de orientação de faixa, agora muito mais ligadas às funções de assistência ao condutor.



Exemplos disso é a projeção do logótipo de um cristal de gelo na estrada como símbolo de aviso a partir dos 70 km/h em caso de condições de gelo, à frente, ou a orientação avançada da luz em zonas de obras. Porém, pela primeira vez, os clientes podem desativar individualmente funções dos faróis digitais LED Matrix, como as luzes de faixa, através do MMI.

 

Dependendo da especificação do veículo, podem ser selecionadas até quatro assinaturas digitais de luz diferentes com cenários personalizados de luz de chegada/saída para dianteira e traseira via MMI.


ree

Funcional e tecnológico

No interior, a exemplo do Q3 SUV, a variante Sportback apresenta a nova unidade de comandos por detrás do volante, melhorando o espaço de arrumação na consola central. Essa unidade de comandos integra, pela primeira vez, duas novas patilhas na coluna de direção, com a do lado direito a servir de seletor da caixa de velocidades, enquanto a do lado esquerdo controla as funções de luzes e os limpa para-brisas. Também pela primeira vez no segmento compacto da Audi, é possível encomendar vidros acústicos para as janelas dianteiras, melhorando a insonorização do habitáculo.

 

Em termos de construção, a Audi destaca o revestimento “Softwrap” da área superior, estendendo-se desde as portas por toda a largura do painel de bordo, no qual está também muita tecnologia: o chamado “Digital Stage” congrega o ecrã de instrumentação de 11,9 polegadas e um ecrã tátil MMI de 12,8 polegadas com um “design” ligeiramente curvado para o condutor. O “head-up display” também pode ser incluído para complementar os ecrãs digitais.

 

Dispõe também de base de carregamento indutivo refrigerada com 15 watts de potência de carga para smartphone e de vários pacotes de iluminação (pacote de luz ambiente plus/pro) para o interior. As portas dianteiras estão agora também disponíveis opcionalmente com iluminação de grande superfície, graças a uma fonte de luz no forro da porta que ilumina cinco segmentos que, devido aos seus diferentes tamanhos, apresentam uma progressão dinâmica de luz – mesmo ao destrancar e trancar o veículo. Estão disponíveis 30 cores diferentes a partir do MMI.


ree

O Q3 Sportback pode ainda ser configurado com sistema de som premium opcional Sonos com efeito “surround” gerado pelo conjunto de 12 altifalantes de alta performance, incluindo o altifalante central e o “subwoofer”, alimentados por 420 watts de potência máxima do amplificador.

 

O sistema de infoentretenimento utiliza o Android Automotive OS como sistema operativo, permitindo a integração de aplicações como o YouTube através de “download” na Audi Application Store, disposta diretamente no MMI. O modelo beneficia ainda do assistente virtual inteligente com comando por voz para operar várias funções do veículo. O assistente é enriquecido com IA (Inteligência Artificial) e aparece pela primeira vez como avatar no ecrã tátil central do MMI e, quando ativo, também como ícone no “head-up display” ou no Audi virtual cockpit.

 

O volume da bagageira é de 488 litros, aumentando para 1.289 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. A este respeito, o banco traseiro pode ser deslocado longitudinalmente e o seu ângulo pode ser ajustado de série.


ree

Motores variados 

A versão de entrada na gama Audi Q3 é o 1.5 TFSI a gasolina com 150 cv de potência e tecnologia “mild hybrid”, além de contar ainda com tecnologia de desativação de cilindros “cylinder on demand) para eficiência ainda maior ao desligar os segundo e terceiro cilindros em cargas baixas e médias. Este motor está associado a caixa automática de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos e atinge os 207 km/h de velocidade máxima, com consumo médio anunciado de 6,1 l/100 km.

 

A pensar nos condutores que mantêm o Diesel como opção, a gama Q3 dispõe ainda de versão 2.0 TDI de 150 cv e 360 Nm, com tração dianteira e caixa S tronic de sete velocidades como equipamento de origem. Esta versão, apresentada como a escolha mais adequada para viagens de grande distância, acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos, atinge os 207 km/h de velocidade de ponta, mas com consumo médio de 5,3 l/100 km.



Por outro lado, o Q3 e-hybrid “plug-in” (PHEV) apresenta-se mais potente e eficiente, combinando motor 1.5 TFSI de 177 cv com um motor elétrico de 115 cv (85 kW) e 330 Nm, para uma potência combinada de 272 cv, enquanto o binário ascende a 400 Nm. O “plug-in” afigura-se como o Q3 Sportback mais veloz na aceleração dos 0 aos 100 km/h, cumprindo o exercício em 6,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 215 km/h. O consumo médio homologado é de 1,7 l/100 km, para emissões de CO2 de 39 g/km.

 

Esta versão dispõe de bateria de alta voltagem com capacidade bruta de 25,7 kWh, quase o dobro da disponível na geração anterior, embora mantendo as dimensões praticamente inalteradas, o que atesta a evolução na melhoria da densidade energética de cada módulo da bateria. A capacidade útil é de 19,7 kWh.

 

A autonomia em condução elétrica aumenta para até 118 km em ciclo WLTP. As duas variantes de carroçaria do Audi Q3 e-hybrid podem carregar até 50 kW em postos de carregamento rápido de corrente contínua (DC), demorando menos de meia hora a repor de 10% a 80%.


ree

Suspensão melhorada 

Além dos motores, a Audi também melhorou significativamente a dinâmica, graças a suspensões novas desenvolvidas com foco no equilíbrio entre agilidade e conforto. Existem três opções de sistemas de suspensão disponíveis: suspensão com molas de aço, suspensão desportiva e suspensão de amortecedores controlados por duas válvulas.

 

A suspensão com controlo de amortecimento, opcional, reage de forma contínua às características da superfície da estrada e à situação de condução atual, levando em consideração parâmetros como direção, travagem e aceleração. O amortecimento ideal é calculado para cada roda numa fração de segundo e ajustado nos amortecedores.



ree

A direção progressiva refinada também contribui para a agilidade do Q3 novo, seja no SUV, seja no Sportback. A sua resposta, bem como a de outros elementos do chassis, altera-se de acordo com os modos de condução “Audi drive select”, no qual o modo ‘balanced’ substitui o modo ‘automático’. Como o nome sugere, o modo ‘balanced’ representa o equilíbrio ideal entre dinâmica e conforto. O modo ‘balanced’ é ativado sempre que o veículo é ligado e também pode ser configurado para se adequar às necessidades individuais.


No que diz respeito à assistência ao condutor, o Audi Q3 conta com uma vasta gama de sistemas de segurança, incluindo de série o sistema de estacionamento plus com indicação de distância, cruise control (incluindo limitador de velocidade) com preparação para cruise control adaptativo, aviso de saída da faixa de rodagem com assistente de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de atenção e fadiga com monitorização do comportamento do condutor e assistência frontal ativa com assistência de evasão e de mudança de direção, assistência de tráfego cruzado dianteiro e assistência de travagem de emergência dianteira.



Entre os destaques para um maior conforto de condução está o assistente de condução adaptativo plus, que apoia a condução a as manobras longitudinais e laterais, tendo sido complementado pela função de assistente de mudança de faixa.

 

Pela primeira vez, o assistente de emergência é agora capaz de assumir o controlo do veículo se o condutor não reagir. Nesse caso, o assistente de emergência conduz de forma independente o Q3 até à berma e imobiliza-o nesse local (apenas em conjunto com o opcional pacote Tech pro). O estacionamento gravado permite memorizar manobras de estacionamento individualizadas do condutor, podendo recordar até cinco manobras com um comprimento de 50 metros. As manobras podem receber nomes individuais.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page