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Foto do escritorPedro Junceiro

Audi Q6 Sportback e-tron: a versão com mais estilo

Atualizado: 20 de out.

Ampliando o portefólio de modelos elétricos da Audi, o Q6 Sportback e-tron adota configuração mais dinâmica da carroçaria, surgindo também em versão SQ6 Sportback com dotes mais desportivos. A revelação mundial teve lugar no Salão Automóvel de Paris (Mondial de l’Auto Paris 2024).



A Audi está a ampliar a sua gama de automóveis elétricos com a apresentação, em Paris, do Q6 Sportback e-tron (em versão também SQ6 Sportback e-tron). Tomando o Q6 e-tron como ponto de partida, estas variantes Sportback apostam em linhas mais dinâmicas sem penalizar a funcionalidade a bordo – a plataforma utilizada por este modelo é também a Premium Platform Electric (PPE), estreada no Q6 SUV, que permite uma melhor utilização do espaço e uma melhoria da capacidade de carregamento graças à arquitetura de 800 V.


Ao combinar a imagem de um SUV com a de um coupé, a Audi consegue manter a versatilidade em patamares muito elevados

 

Ao combinar a imagem de um SUV com a de um coupé, a Audi consegue manter a versatilidade em patamares muito elevados, com estes modelos a medirem 4771 mm de comprimento, 1965 mm de largura (sem espelhos) e 1665 mm de altura (é 37 mm mais baixo do que a variante SUV), com uma distância entre eixos de 2889 mm. Graças a estes atributos, a marca dos quatro anéis garante que a habitabilidade continua a ser um dos predicados da gama, além de uma bagageira com 511 de capacidade (que pode chegar aos 1373 litros com o rebatimento dos bancos traseiros), a que se juntam ainda 64 litros sob o capot à frente.



O desenho mais aerodinâmico do Q6 Sportback e-tron (que a Audi diz ter sido inspirado no TT Coupé de primeira geração) traduz-se também num coeficiente de arrasto de 0.26 Cd (contra os 0.28 do SUV), o que ajuda a que o Q6 Sportback e-tron performance seja aquele com maior autonomia de toda a gama: até 656 km com um só carregamento.

 

É na secção traseira que estão as grandes diferenças deste Sportback, com uma inclinação bem mais suave do tejadilho a partir do pilar B, criando um óculo traseiro bastante plano a culminar numa “ponta” final com um spoiler integrado. As cavas das rodas musculadas e as linhas de omrbos vincadas continuam a ser uma homenagem ao icónico Audi Quattro, com as traseiras a efetuarem uma ligação com os grupos óticos da bagageira, na qual se encontra tecnologia LED e uma faixa contínua também em LED a uni-los. A dianteira destaca-se pela grelha “Singleframe” tridimensional e completamente tapada, ladeada por tomadas de ar laterais com máscaras em “Selenite Silver” ou preto de alto brilho.



Interior talhado pelo requinte 

O interior segue os mesmos passos da versão SUV em termos de conceito e sistemas, com materiais altamente cuidados selecionados para a construção. Em destaque está o conceito Audi MMI de ecrãs curvos panorâmicos com tecnologia OLED: o painel de instrumentos Audi virtual cockpit mede 11.9 polegadas, enquanto o ecrã tátil central mede 14.5 polegadas. Um terceiro ecrã (opcional) situado à frente do passageiro dianteiro mede 10.9 polegadas, dispondo de modo de privacidade para não incomodar o condutor enquanto o passageiro vê os seus conteúdos multimédia.

 

O condutor pode tirar partido de sistema head-up com realidade aumentada, no qual são projetadas diversas informações relevantes para a condução e indicações de navegação diretamente no para-brisas. A imagem virtual pode ter movimento, indicando, por via de setas, a direção de uma saída numa rotunda, por exemplo. A impressão de visualização é que as informações apresentadas parecem estar a 200 metros de distância.



O assistente de comandos por voz também foi melhorado, com a marca alemã a revelar que o Q6 Sportback e-tron conta com tecnologia de aprendizagem por inteligência artificial. O assistente digital está representado por um avatar e pode reconhecer até 800 comandos vocais. Além disso, foi melhorado com a integração do ChatGPT para expandir as suas possibilidades, seja na execução de um comando sobre o veículo, seja na resposta a perguntas de cultura geral ou da meteorologia. A marca assegura que o ChatGPT nunca tem acesso aos dados do veículo para proteger os dados do condutor.

 

O novo sistema de infoentretenimento utiliza o sistema Android Automotive OS pela primeira vez, com serviços Audi conectados e integração de aplicações populares como o Youtube diretamente no MMI, dispensando a necessidade de utilizar o smartphone. O sistema de som pode contar com uma variante Bang & Olufsen Premium com tecnologia 3D, 20 altifalantes e um total de 830 watts de potência sonora.



Funcionalidade já conhecida, a luz de interação dinâmica oferece várias funções de comunicação, facilitando a interação do veículo com os seus ocupantes: envolve a zona do tablier e das portas num arco a que a marca deu o nome de “soft wrap” (envolvimento suave, em tradução livre).

 

O habitáculo é ainda pautado pelos materiais de alta qualidade, como o tecido “Argument” e a microfibra Dinamica, alguns dos quais fabricados a partir de materiais reciclados. Por exemplo, na linha de equipamento S line, o revestimento macio utiliza tecido “Elastic Melange”, enquanto o forro do tejadilho, os pilares e as palas de sol são feitos de “Draft”, outro tecido feito com 100% de poliéster reciclado. Outros tecidos e revestimentos foram criados também com maior cuidado pelo ambiente.



Faróis avançados 

A aposta na tecnologia também é reforçada com uma série de elementos, como os faróis avançados com assinatura de luz digital ativa. As luzes traseiras OLED digitais de segunda geração têm seis painéis OLED de 360 segmentos que usam um algoritmo especialmente desenvolvido para gerar uma nova imagem a cada dez milissegundos. Na frente, a assinatura de luz digital ativa é gerada através da interação do algoritmo com doze segmentos reguláveis. Na parte de trás, são utilizados todos os segmentos OLED digitais.


A segunda geração da tecnologia OLED digital molda o visual dos novos modelos Audi

A segunda geração da tecnologia OLED digital molda o visual dos novos modelos Audi e aumenta muitas vezes a sua gama de funções. Isto também melhora a segurança rodoviária, como demonstrado pela luz de comunicação nas luzes traseiras OLED digitais 2.0. Esta caraterística avisa os outros utentes da estrada de acidentes e avarias. Em situações críticas na estrada, apresenta uma assinatura específica e estática das luzes traseiras com símbolos de aviso integrados, para além do gráfico normal das luzes traseiras.

 

Além disso, há ainda a possibilidade de configurar até oito assinaturas de luz digitais (dependendo do nível de equipamento escolhido) para as luzes diurnas nos faróis Matrix LED e luzes traseiras digitais OLED 2.0. Isto pode ser feito através do MMI ou da aplicação myAudi.



Gama de motorizações 

A Audi anuncia duas opções de bateria e duas versões de motorização para o Q6 Sportback e-tron. Com a bateria de 83 kWh (75.8 kWh úteis), a versão de entrada performance com motor elétrico traseiro debita 292 cv (215 kW), o que lhe permite fazer os 0-100 km/h em 7,0 segundos e percorrer até 545 km com uma única carga.

 

Também com tração traseira, o Q6 Sportback e-tron performance conta com 306 cv (225 kW) e cumpre os 0-100 km/h em 6,6 segundos. Este modelo, tal como os outros mais potentes, conta com uma bateria de 100 kWh de capacidade (94.9 kWh úteis), sendo este o modelo com maior autonomia de toda a gama – 656 km entre carregamentos.



Por seu turno, já com tração integral quattro, o Q6 Sportback e-tron quattro debita 387 cv (285 kW) acelera dos 0-100 km/h em 5,9 segundos. Este modelo cumpre até 636 km com um único carregamento. Por último, a versão mais potente, sob a forma do SQ6 Sportback e-tron combina dois motores elétricos para uma potência combinada de 489 cv (360 kW), acelerando dos 0-100 km/h em 4,3 segundos. A autonomia está cifrada nos 607 km.

 

Todas as variantes do Q6 Sportback têm velocidade máxima limitada a 210 km/h, com exceção do SQ6 Sportback e-tron, que pode chegar aos 230 km/h.

 

As versões de tração traseira carregam a 260 kW no caso de ter a bateria de 100 kWh e a 225 kW no caso de ter a bateria de 83 kWh. Já as versões de tração integral carregam a 270 kW nas condições ideais, demorando 22 minutos a passar de 10 a 80% do estado de carga. A capacidade de reboque é de 2400 kg no Q6 Sportback e-tron quattro e de 2000 kg nas restantes versões.



Dinâmica melhorada 

A marca também garante ter melhorado o compromisso dinâmico destes modelos, dotando-se de um carácter mais ágil – com efeito, foram trabalhados quase todos os componentes da suspensão, além de uma otimização da resposta da direção graças não só a novos elementos da suspensão, mas também ao reforço estrutural da área da direção. Adicionalmente, há novo módulo de controlo de software para a direção, o que melhora a resposta da direção e do estado do piso, incrementando a sensação de dinamismo na condução.

 

A afinação destes modelos privilegia a entrega da potência à traseira, mas no caso da tração integral, a distribuição da potência pode ser feita de forma eficaz e imediata entre os dois eixos para assim melhorar a agilidade.


O Q6 Sportback e-tron conta ainda com sistema de amortecimento por frequência seletiva (FSD) de aptidões dinâmicas, havendo ainda à disposição um sistema de suspensão pneumática adaptativa.

 

Estes novos modelos deverão chegar ao mercado na primeira metade do próximo ano, com os preços a serem revelados mais perto da data de lançamento.



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