Audi: os preços do Q3 Sportback
- Pedro Junceiro
- há 3 horas
- 3 min de leitura
A Audi, muito pouco tempo depois da apresentação e do arranque da carreira comercial da geração nova do Q3, dá início ao processo de pré-encomendas em Portugal da variante Sportback do Sport Utility Vehicle (SUV), de aspeto mais desportivo, que tem preços a partir dos 47.267 € (TFSI com 150 cv).

Ponto de partida, o desenho deste Q3 Sportback, comparado com o antecessor, é mais desportivo, devido à linha descendente do tejadilho logo a partir dos pilares A da carroçaria, facto que explica os 29 mm a menos de altura do que o SUV. A aproximação à silhueta de “coupé” não compromete a funcionalidade no habitáculo, mantendo-se, por exemplo, possibilidade de ajustar longitudinalmente os assentos do banco traseiro e, ainda, os ângulos de inclinação dos encostos. A mala tem 488 litros (só 375 litros no e-hybrid com motorização PHEV) e a facilidade do acesso promovida pelo sistema de abertura e fecho elétrico do portão, de série.
A iluminação a cargo de faróis com tecnologia micro-LED (opcional) compõe a oferta LED Matrix, permitindo funções adaptativas de visibilidade e a projeção de sinalética na estrada. Esta tecnologia é complementada por farolins OLED que possibilitam a personalização da assinatura luminosa. No interior, o Q3 Sportback tem o “Digital Stage” – painel de instrumentos em monitor com 11,9’’ e ecrã com 12,8’’ para o sistema multimédia.
De série, sistema de navegação e ligação “wireless” (sem fios) para “smartphones”. As duas hastes na coluna de direção (logo, próximos do volante) concentram a maioria das funções de bordo, como o comando da caixa automática, à direita.
Motorizações muito eficientes
O Q3 Sportback partilha com o SUV a gama muito abrangente de motorizações, que tem como base o motor 1.5 turbo a gasolina (TFSI) com 150 cv e tecnologia “mild-hybrid” (48 V) combinada com o “Cylinder on Demand”, sistema que desativa, temporariamente, 2 cilindros, fazendo-se apenas em situações de cargas baixas e médias. Também com 150 cv, o 2.0 TDI é promovido pela Audi como a escolha correta para quem tenha necessidade de percorrer longas distâncias diariamente, devido ao consumo muito moderado. Nas duas motorizações, caixa automática S tronic de 7 velocidades.
Na motorização híbrida Plug-In (e-hybrid), 1.5 turbo a gasolina e motor elétrico. O rendimento total é de 272 cv e 400 Nm. A bateria tem 25,7 kWh de capacidade nominal (“apenas” 19,7 kWh úteis), o que permite autonomia até 118 km de condução em modo 100% elétrico (até 143 km em cidade). O Q3 e-hybrid novo admite carregamentos rápidos com potências até 50 kW, o que permite recuperar cerca de 80% da capacidade de armazenamento de energia na bateria em menos de 30 minutos.
As primeiras unidades do Audi Q3 Sportback novo surgirão no mercado nacional só em dezembro.
Entre o equipamento de série, sistema de estacionamento plus com indicação de distâncias, Cruise Control (com preparação para regulador de velocidade adaptativo, que pode adquirir-se numa fase posterior do modelo, na “app” myAudi, no programa “Funtions On Demand”), aviso para saída da faixa de rodagem com assistente de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência dianteira ativa com assistente de mudança de direção; assistente de tráfego cruzado dianteiro e assistente de travagem de emergência dianteira, entre outros. Entre os opcionais, suspensão adaptativa que altera a firmeza do amortecimento em função das preferências do condutor.
