Quatro anéis e três riscas na Fórmula 1
- José Caetano
- 15 de set.
- 2 min de leitura
A Adidas, aparentemente, tem paixão nova no desporto: a Fórmula 1! O fabricante alemão de equipamentos desportivos fundado em 1924, trabalha com a Mercedes desde o arranque da temporada de 2025 e, agora, associou-se à estreia da Audi na categoria-rainha da competição automóvel, em 2026. E, assim, na próxima época, dois monolugares com quatro anéis e três riscas nas grelhas de partida.

Adidas e Audi anunciaram contrato plurianual de parceria para a Fórmula 1, com o fabricante alemão de equipamento e vestuário desportivo a assumir o estatuto de fornecedor oficial da escuderia que substituirá a Sauber nas grelhas de partida do Campeonato do Mundo em 2026. Atualmente, as duas organizações já trabalham no desenvolvimento conjunto de coleção orientada para a “performance” que será exclusiva da escuderia, que tem apresentação programada para fevereiro de 2026, “véspera” do início da competição.
A gama de equipamentos e vestuários de Adidas e Audi F1 encontra-se adaptada a requisitos específicos de conforto e segurança, para satisfação das necessidades e exigências de pilotos, mecânicos, engenheiros e outros membros da equipa nos 24 circuitos integrados no mapa do Mundial. O objetivo é a conceção de produtos funcionais capazes de proporcionarem o melhor apoio possível durante o trabalho diário da escuderia, de forma a contribuírem, ativamente, para as “performances” de topo que todos ambicionam.

Como os fãs estão no centro da parceria, Adidas e Audi F1 dizem-se empenhadas em colaboração que excede o desenvolvimento e a produção de equipamentos ou vestuários desportivos. Por partilharem as paixões pelo desporto, pela inovação e pelo desenho emocional, as duas marcas anunciaram, também, o lançamento de linha exclusiva de vestuário, calçado e acessórios, que ficará disponível em todo o mundo antes da primeira corrida de 2026, prevista para 8 de março, no Albert Park de Melbourne, Austrália, para que os adeptos possam manifestar, publicamente, o apoio à equipa nova.
O britânico Jonathan Wheatley, ex-diretor desportivo da Red Bull, lidera escuderia que tem o italiano Mattia Binotto, ex-Ferrari, à frente do projeto, e mantém a dupla de pilotos em ação no Mundial de 2025, com a Kick Sauber-Ferrari: o alemão Nico Hülkenberg e o brasileiro Gabriel Bortoleto. E, muito recentemente, conheceu-se o nome do patrocinador principal da equipa: a instituição financeira Revolut.
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