No arranque de 2024, para comemorar a participação do rali-raide mais importante do calendário do desporto automóvel, que este ano celebra a 46.ª edição, 5.ª consecutiva na Arábia Saudita, com três RS Q e-tron E2 em ação, nas mãos dos pilotos Carlos Sainz, Stépanhe Peterhansel e Mattias Ekström, a Audi anunciou uma versão Edition Dakar do Q8 e-tron, que é fabricada numa edição limitada a 500 unidades e inspirada nas máquinas inscritas na competição-rainha do todo-o-terreno a realizar entre os dias 5 e 19!
Este Edition Dakar baseia-se na versão e-tron quattro 55 advanced do Q8, que tem distância ao solo sobrelevada (237 mm, mais 31 mm), para maior capacidade de ação tanto na areia como na terra. A aptidão do modelo para o TT expressa-se, igualmente, nos ângulos específicos (20 graus de ataque e 26 graus de saída) e na capacidade a vau (300 mm). O SUV elétrico, para a condução fora de estrada, também conta com suspensão pneumática muito otimizada. A altura livre ao solo aumenta e diminui de acordo com a velocidade (15 mm a 85 km/h, 17 mm a 100 km/h, 13 mm a 120 km/h), recurso que otimiza a estabilidade e a aerodinâmica, fator com impacto direto na autonomia.
Dispondo de dois motores elétricos, um por eixo, o Audi com tração integral (geração mais moderna da tecnologia quattro), 408 cv e 664 Nm, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 s, com os pneus de série. Já apresentando-se com equipamento pneumático adaptado ao TT, o Q8 e-tron edition Dakar realiza o mesmo arranque em 5,9 s. A velocidade máxima, para proteção da autonomia, encontra-se limitada a 200 km/h. A bateria de iões de lítio com 106 kWh de capacidade útil permite reivindicar 487 km de autonomia, de acordo com o ciclo de homologação europeu (WLTP).
No habitáculo, nível de acabamento S line de série. Inclui bancos desportivos com revestimentos que combinam microfibra e pele artificial, volante desportivo multifunções (também em pele artificial…), pedais em aço inoxidável e teto com acabamento têxtil preto. Finalmente, no painel de bordo, Head-Up Display como complemento da instrumentação digital e do monitor do equipamento multimédia. No sistema MMI, informações específicas para a condução fora de estrada, nomeadamente o ângulo de inclinação do veículo.
As encomendas encontram-se abertas apenas até dia 31. Na Alemanha, preços a partir de 120.000 €.
Comments