Testes iniciais do Nyobolt EV equipado com uma nova bateria revelam que, num carregador de 350 kW, repõe de 10 a 80% do estado de carga em menos de 5 minutos, sem acusar sinais de degradação associados às baterias de iões de lítio
A Nyobolt, empresa sediada em Cambridge, no Reino Unido, demonstrou novos avanços na tecnologia de baterias de tração para veículos elétricos, com um protótipo criado por si, em parceria com a Callum, a demonstrar as potencialidades dessa bateria e a facilidade de carregamento rápido a altas velocidades, eliminando aquela que é, tipicamente, apontada como uma das desvantagens dos veículos elétricos.
Em foco nesta nova bateria estão os materiais de ânodo de carbono e óxido de metal patenteados de última geração, design inovador de células, eletrónica de potência integrada e controlos de software para criar sistemas de bateria de elevada densidade e carregamento rápido.
Fundada em 2019, a Nyobolt está já a efetuar testes de estrada com uma nova bateria de elevada densidade energética e de carregamento rápido, tirando partido de um protótipo desportivo criado em cooperação com a Callum, com que pretende validar a performance das bateria em condições de utilização reais, chamando também a atenção de potenciais construtores que possam vir a ser clientes desta nova bateria.
Os primeiros testes efetuados com o veículo, utilizando potentes carregadores rápidos de 350 kW (800 V) já demonstraram que o Nyobolt EV com bateria de 35 kWh pode ser carregada de 10% a 80% em quatro minutos e 37 segundos. Uma carga completa permite uma autonomia de 250 km, em ciclo WLTP.
A tecnologia da Nyobolt também pretende solucionar os níveis de degradação que normalmente surgem com a sobrecarga das baterias de iões de lítio. As células de 24,5 Ah da Nyobolt já completaram com êxito mais de 4.000 ciclos completos de carga rápida DoD (“Depth of Discharge”), o que equivale a mais de 600.000 km, mantendo ainda mais de 80% da capacidade da bateria.
"Apesar de alguns construtores apresentarem tempos de carregamento rápidos na ordem dos 15 minutos, uma inspeção mais atenta revela que o carregamento é normalmente efetuado numa região SOC [“State of Charge”] limitada, especificamente escolhida para limitar a quantidade de vida útil retirada da célula; por exemplo, entre 20-80%", afirma o cofundador e CEO da Nyobolt, Dr. Sai Shivareddy. "Normalmente, o perfil de carga apenas mantém estes níveis de carga de pico durante um curto período de tempo de carga.
As células de baixa impedância da Nyobolt garantem que podemos oferecer sustentabilidade, prolongando a vida útil da bateria até 600.000 milhas no caso do nosso demonstrador de tecnologia", acrescentou, referindo-se ao Nyobolt EV produzido pela companhia e pela Callum.
Aliás, o modelo não tem formato desportivo meramente por coincidência ou por necessidades de aerodinâmica. Este modelo pretende demonstrar as vantagens da bateria de 35 kWh da Nyobolt em termos de peso e de dimensões. O veículo pesa apenas 1.250 kg, o que tem o condão também de melhorar as respostas e a precisão do comportamento, sobretudo para o segmento dos desportivos.
Shane Davies, diretor de sistemas de baterias para veículos, refere que “o nosso Nyobolt EV demonstra os ganhos de eficiência facilitados pela nossa tecnologia de baterias de carregamento rápido e de longa duração, permitindo que a capacidade seja dimensionada de forma correta, ao mesmo tempo que proporciona o desempenho necessário. O Nyobolt está a remover o obstáculo do carregamento lento e inconveniente, tornando a eletrificação apelativa e acessível para aqueles que não têm tempo para longos períodos de carregamento ou espaço para um carregador doméstico".
Embora a utilização prioritária deste Nyobolt EV seja a demonstração e o teste da tecnologia da bateria, a equipa da Callum concebeu-o de modo a que seja possível uma produção de baixo volume - para utilização em estrada ou em pista.
Plano flexível para a produção de bateria
Os planos de montagem de baterias da Nyobolt estão avançados, podendo estes packs de baterias entrar em produção em baixo volume no espaço de um ano, aumentando para 1.000 packs de bateria até ao final de 2025. O modelo de fabrico flexível da Nyobolt permitirá volumes de até dois milhões de células por ano. Uma vez em produção, a bateria da Nyobolt também cumprirá os requisitos do regulamento da UE relativo às baterias.
A geração limitada de calor – não mais de 60°C durante um carregamento rápido ou uma condução de alto desempenho, segundo os dados da Nyobolt – é influenciada principalmente pela química das células de impedância ultrabaixa.
A arquitetura do Nyobolt EV também sublinha que esta bateria pode ser aplicada nas plataformas de existentes para veículos elétricos, proporcionando uma mudança radical no tempo de carregamento e na duração do ciclo da bateria. Os módulos de bateria do Nyobolt EV são arrefecidos através de placas frias com uma mistura de água/glicol. O circuito da bateria utiliza um compressor AC e um condensador, bem como um refrigerador de bateria compatível com outros veículos, resultando num módulo e num conjunto de baterias quase idênticos aos de série.
Já em negociações com construtores
A Nyobolt já está em conversações com oito construtores automóveis quanto à adoção da sua tecnologia. Para além das aplicações no mundo dos veículos, a tecnologia de carregamento rápido da Nyobolt deverá ser implementada este ano na robótica. Outras aplicações que procuram um tempo de inatividade reduzido e uma produtividade elevada, como os veículos comerciais pesados, estão também a avançar.
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