BlueCruise em mais carros da Ford
- João Isaac

- há 19 horas
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A tecnologia BlueCruise de assistência eletrónica à condução em autoestrada da Ford surgiu em 15 países europeus, incluindo em Portugal, em 2024, no Mustang Mach-E, após “luz verde” de Bruxelas. Este sistema foi introduzido na América do Norte durante o segundo semestre de 2021 e aprovado tanto na Alemanha, como no Reino Unido em 2023. No próximo ano, mais carros da marca preparados para condução “sem mãos” (Nível 2): Puma, Kuga e Ranger.

O BlueCruise encontra-se disponível apenas numa rede de estradas “mapeadas” – no arranque da comercialização da tecnologia no Velho Continente, existiam já mais de 133.000 km de autoestradas classificadas como “Blue Zones”, e trata-se de sistema proposto apenas em carros equipados com o Driver Assistance Pack.
Segundo a Ford, atualmente, em todo o mundo, circulam já mais de um milhão de carros com tecnologia que permite conduzir sem mãos, mas apenas em ambiente de autoestrada e de “olho” na estrada – registando-se distração, o sistema pára de forma automática, por existir câmara que monitoriza, permanentemente, os níveis de concentração do indivíduo ao volante. E, somando-se os números da Lincoln, a divisão “premium” do consórcio baseado em Dearborn, EUA, contabilizam-se 888 milhões de quilómetros percorridos com este sistema.
“Pretendemos colocar esta tecnologia de ponta nas mãos de mais condutores… O BlueCruise vai passar a estar disponível em cinco carros na Europa”, disse Torsten Wey, da Ford Europa. O sistema tem por base o Controlo de Velocidade Adaptativo Inteligente e comanda, automaticamente, direção, aceleração e travagem, através do reconhecimento do posicionamento na faixa de rodagem e da distância para os veículos precedentes. Simultaneamente, com combinação de câmaras e radares, monitoriza marcações nas vias, sinais de trânsito, incluindo limites de velocidade, e condições de tráfego.
Se a tecnologia for utilizada numa zona de autoestrada designada por Blue Zone, o condutor pode até retirar as mãos do volante, mas só depois de o sistema verificar que está atento à estrada e ao ambiente envolvente. E fá-lo com recurso a câmara interior que verifica, continuamente, as posições dos olhos e da cabeça.











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