top of page
Logotipo | e-auto

BMW Concept Speedtop em Villa d’Este

A BMW, para a edição de 2025 do Concurso de Elegância de Villa d’Este, encontro realizado anualmente nas margens no Lago Como, em Itália, criou outro estudo, o Concept Speedtop, que antecipa carro para produzir em número limitado (apenas 70 exemplares) e equipado com a variante mais potente (625 cv) do V8 4.4 biturbo.



A BMW mantém relação de parceria com a organização do Concurso de Elegância de Villa d’Este, encontro para adeptos de automóveis clássicos (e colecionadores) realizado em zona idílica nas margens do Lago Como, em Itália. Em 2024, a marca de Munique surpreendeu(-nos) com o Concept Skytop, descapotável inspirado em carros icónicos como o Z8 Roadster e o 503. Este ano, e recorrendo à mesma base técnica, os alemães apresentaram estudo que propõe reinterpretação do formato Touring (carrinha). Chama-se Concept Speedtop e, como o carro do ano passado, e também antecipa modelo para produzir em edição muito limitada: anunciam-se por 70 exemplares. O Skytop vendeu-se por cerca de 500.000 €, mais euro, menos euros, e o preço do Speedtop não será, seguramente, muito diferente!



O Concept Speedtop, técnica e visualmente, se descontarmos as diferenças entre uma carrinha que conta com 4 lugares e um descapotável que tem só 2 – e a maior encontra-se, obviamente, no tejadilho! – aproxima-se do Concept Skytop, uma vez que partilham os recursos mecânicos, nomeadamente o motor de 8 cilindros mais potente no banco de órgãos da marca alemã (625 cv), com 4,4 litros, injeção direta e dois turbos, a caixa automática de 8 velocidades Speedtronic Sport ou o sistema de tração integral xDrive.


O Speedtop é inspirado no formato Touring, mas é reminiscente de automóveis da era dourada da “fórmula” Shooting Brake (décadas de 1970 e 1980), como provam as 2 portas, a capacidade otimizada do compartimento de carga, a norma entre as carrinhas, o desenho desportivo e, ainda, o interior com apresentação sofisticada. “Um verdadeiro BMW tem de expressar dinamismo e elegância até parada. É o que propomos neste Concept Speedtop”, diz Adrian van Hooydonk, patrão do “design” do consórcio alemão.



O Concept Speedtop sobressai pela silhueta desportiva e tem dianteira comprida, grelha iluminada com o “nariz de tubarão” comum na marca, faróis esguios e linha central vincada que se estende do “capot” até ao “spoiler” traseiro. Para a pintura, a equipa que trabalhou na conceção do automóvel recorreu a gradiente cromático que sublinha a exclusividade de modelo com jantes de 14’’ em duas cores.


Por fim, no interior, apenas materiais de qualidade muito acima da média e muitos detalhes que contribuem para a apresentação requintada e sofisticada do estudo. A bagageira, por exemplo, apresenta revestimentos em pele, iluminação ambiente e dois compartimentos que facilitam a arrumação de bagagem no compartimento. E, atrás dos bancos posteriores, existem mais dois compartimentos para montar o conjunto de malas criada à medida pela Schedoni, empresa italiana especializada em artigos de luxo.



O construtor de Munique não anunciou especificações técnicas e “performances” para o Concept Speedtop, mas o automóvel em que é baseado, o M8 Competition, que também tem o V8 4.4 biturbo com 625 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 s e é capaz de 305 km/h, de velocidade máxima, se equipado com o pacote M Drive. No encontro italiano, a BMW também apresentou as formas finais do M2 CS, a versão de topo do Série 2 com estreia mundial confirmada para o próximo dia 28.

bottom of page