BMW já produz Gen6 eDrive
- José Caetano

- 6 de ago.
- 2 min de leitura
Na BMW, contagem decrescente para a estreia do primeiro membro da gama nova de automóveis elétricos Neue Klasse. O sucessor do iX3 fabricado na China desde o outono de 2020 tem apresentação marcada para o IAA de Munique, certame em setembro, antecipando o arranque da produção em série em Debrecen, Hungria. A marca da hélice, esta semana, em Steyr, Áustria, iniciou a montagem dos motores Gen6 eDrive.

A BMW iniciou a produção de geração nova de motores (Gen6 eDrive) em Steyr, na Áustria, unidade de referência no fabrico de mecânicas térmicas para o consórcio alemão que beneficiou de processo de adaptação e modernização para satisfazer as exigências de eletrificação da gama da marca. O iX3 com estreia marcada para 8 de setembro, no IAA de Munique, é o primeiro beneficiário de unidade motriz que equipará, posteriormente, os demais membros da família de automóveis elétricos Neue Klasse.
A geração nova de automóveis obrigou o Grupo BMW a investimentos massivos. A edição 6 da tecnologia eDrive baseia-se numa arquitetura de 800 V, o que significa progressos significativos na comparação com a 5, sobretudo em domínios como a eficiência energética, o que tem expressão direta positiva na autonomia (anuncia-se até 800 km para o iX3, que também conta com baterias novas), e nas potências e nas velocidades de carregamento.

Adicionalmente, com todas as tecnologias novas implementadas na geração 2 do Sport Activity Vehicle (SAV) elétrico, prometem-se redução de até 40% nas perdas energéticas, menos 10% de peso e diminuição de 20% nos custos. Na unidade de Steyr trabalham mais de 1000 colaboradores só na linha de produção nova, mas o projeto da BMW é que metade da força de trabalho da fábrica austríaca, até 2030, esteja dedicada à mobilidade elétrica.
















Comentários