A Liberty Media, a detentora dos direitos de promoção do Mundial de Fórmula 1, anunciou acordo de princípio com a General Motors e a divisão de desportos motorizados da TGW Global, que gere as atividades de Andretti Global, Wayne Taylor Racing e Spin Motorsports, para a admissão do fabricante norte-americano no campeonato já em 2026. A Cadillac será a 11.ª escuderia nas grelhas de partida, a primeira equipa nova no campeonato desde 2016, o ano da estreia da Haas!
É a concretização de processo longo de diálogo que não aconteceu sempre de forma muito pacífica: a Fórmula 1, através da detentora dos direitos de promoção do campeonato (Liberty Media), anunciou a assinatura de um acordo de princípio com a General Motors (GM) para a admissão da Cadillac, marca do consórcio sedeado em Detroit, EUA, como 11.ª escuderia participante na categoria mais importante do desporto automóvel, e já em 2026, ano da estreia de regulamento técnico novo!
A decisão ainda não é consensual, por existirem escuderias contra a admissão de equipa nova no Mundial, desde logo por isso representar, teoricamente, a redução da fatia de bolo financeiro que comem anualmente, mas a Fórmula 1, sob a direção da Liberty Media, tem mantido conversas produtivas com a GM e a parceira TWG Global sobre projeto que foi recusado em janeiro deste ano, após uma primeira avaliação comercial negativa.
Ainda assim, o plano anunciado no início de 2023 não parou, continuando a trabalhar-se em três centros técnicos nos EUA (Fishers, no Indiano, Charlotte, na Carolina do Norte, Warren, no Michigan) e em Silvestone, Inglaterra, nas instalações britânicas da Andretti Global. Mais recentemente, a substituição de Michael Andretti por Dan Towriss, diretor da TWG Global, no direção da parceira desportiva selecionada pela GM, reaproximou as partes desavindas e, este fim de semana, durante o Grande Prémio de Las Vegas, EUA, ronda 22 do Mundial de 2024, conseguiu-se o princípio de agora anunciado agora.
A ambição da GM é que a Cadillac tenha equipa de fábrica rapidamente. antecipando-se que possa contar com unidades próprias ainda antes do final da década (2028).
Considerando a proximidade da estreia e a perda de parceria com que também contava, com a "saída de cena" da Alpine decidida pelo Grupo Renault (em 2026, os monolugares da equipa francesa contarão com unidades de potência da Mercedes-AMG), a GM, apoiada pela TWG Global, pretende apoiar-se em todo o trabalho realizado pela Andretti Global, incluindo no capítulo da unidade de potência, para poder apresentar-se com equipa 100% fábrica antes do final da década (o objetivo é conseguir fazê-lo a partir de 2028). Até lá, norte-americanos parceiros de Ferrari ou Honda.
Mark Reuss, Presidente da GM, destacou que “a Fórmula 1, expoente máximo do desporto automóvel, exige inovação e excelência que ultrapassam todos os limites. A Cadillac poder juntar-se ao campeonato muito importante e toda a GM está comprometida para competir com paixão. É um 'palco' global incrível para demonstrarmos competências em engenharia e liderança tecnológica”.
Nos primeiros dois anos no Mundial de Fórmula 1, a Cadillac, teoricamente, competirá com unidades de potência V6 híbridas fornecidas por Ferrari ou Honda
Nos primeiros dois anos da sua participação na Fórmula 1, a Cadillac irá competir com unidades de potência V6 híbridas da Ferrari, de acordo com informações avançadas pelo Seattle Times, que dá conta de que a estreia da unidade de potência GM está prevista para 2028.
Liderança de Mario Andretti
A GM, fabricante fundado em 1908, em Detroit, no Michigan, EUA, foi o construtor mais vendido nos quatro cantos do mundo durante quase oito décadas (77 anos, para sermos exatos), mas a Toyota superou-a nesse "ranking" em 2008. O construtor, no currículo desportivo, conta com mais de 3000 vitórias e 100 títulos importantes de pilotos e equipas, sobretudo nas corridas e nos campeonatos de topo da América do Norte, das 500 Milhas de Indianápolis, do IndyCar, ao NASCAR ou ao IMSA.
Mario Andretti, 84 anos, o último piloto norte-americano campeão na Fórmula 1 (1978) integra a administração da equipa montada pela GM para a estreia da Cadillac no Mundial
Mario Andretti, 84 anos, o último piloto norte-americano campeão na Fórmula 1 (1978, com a escuderia Lotus), integra equipa de diretores da estrutura montada pela GM para a estreia da Cadillac na Fórmula 1. “O meu primeiro amor!... 70 anos depois, continuou a sentir-me feliz nos grandes prémios. E integrar um projeto assim nesta fase da minha vida é incrível. Tenho de beliscar-me para ter a certeza de que não estou a sonhar”, afirmou.
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