Camião Mercedes-Benz quer bater recorde de marcha-atrás
- João Isaac
- 29 de abr.
- 2 min de leitura
A Mercedes-Benz Trucks continua a promover as capacidades do novo camião elétrico eActros 600. Agora quer escrever o seu nome no Livro do Guinness ao percorrer 100 quilómetros de marcha-atrás.

A Mercedes-Benz Trucks quer provar que o seu novo camião elétrico eActros 600 é capaz de percorrer 100 quilómetros em marcha-atrás, sem interrupções, escrevendo assim o seu nome no famoso Livro dos Recordes do Guinness. O plano da Mercedes-Benz Trucks é recuperar o recorde para a Alemanha, uma vez que, atualmente, o recorde pertence aos Estados Unidos da América, onde um camião com motor Diesel percorreu 89 quilómetros em condições semelhantes.
A nova tentativa de recorde de condução em marcha-atrás está agendada para o próximo dia 4 de junho em Oschersleben, no estado alemão da Saxónia-Anhalt. Para esta tentativa de recorde, foi estabelecida uma cooperação com as associações Blicki e.V. e PROFI - Pro Fahrer-Image e. V., as quais utilizarão o momento como uma plataforma para a promoção da segurança rodoviária junto das crianças, bem como para uma “maior valorização da condução como profissão”.

«Como motorista de camião apaixonado, é uma honra para mim tentar bater este recorde novamente. Muita coisa mudou em termos de tecnologia desde o meu primeiro recorde e até hoje ninguém no mundo conseguiu bater esta marca com um camião elétrico», explicou Marco Hellgrewe, impulsionador da tentativa de "recorde elétrico" e motorista do eActros 600.
Outros recordes com veículos elétricos
Os veículos elétricos têm vindo a estabelecer, cada vez mais, novos recordes mundiais do Guinness. A Verge Motorcycles estabeleceu recentemente o recorde da viagem mais longa realizada por uma mota elétrica – 311 quilómetros - com uma única carga e o furgão Iveco eDaily estabeleceu um recorde de reboque em 2023 ao puxar cerca de 153 toneladas de peso.
Em 2022, o fabricante chinês Geely conseguiu também estabelecer dois recordes ao mesmo tempo com o Zeekr 001, o drift e o slalom mais rápidos feitos por um automóvel elétrico. O primeiro foi feito a uma velocidade de 207.996 km/h e o segundo, composto por 50 cones, foi completado em 49,05 segundos.
Commentaires