Carregamento indutivo na Suécia
- João Isaac
- há 5 dias
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Projeto-piloto iniciado em 2022 terminou período experimental de três anos com sucesso. Estações de carregamento passam a estar operacionais em definitivo e plano de expansão será também implementado.

Um inédito projeto-piloto que visou testar a viabilidade de soluções de carregamento indutivo para automóveis elétricos terminou com sucesso em Gotemburgo, na Suécia. Após três anos de testes com uma frota de táxis Volvo, as estações de carregamento vão agora passar a funcionar em permanência, ao mesmo tempo que está já a ser implementado um plano de expansão para testar a tecnologia noutras localizações.
A conclusão dos testes foi recentemente anunciada numa conferência pela empresa InductEV, pela Volvo e outros parceiros envolvidos. Para a extensa fase de testes foram utilizadas 20 unidades do Volvo XC40 100% elétrico em duas estações de carregamento, no Parque de Ciências de Lindholmen e no Hospital Universitário Sahlgrenska, cada uma das quais com dois postos de carregamento individuais e uma potência máxima de 75 kWh.
De acordo com o relatado pelos responsáveis do projeto, o carregamento indutivo foi a opção preferida pelos condutores envolvidos. Estes afirmaram que o carregamento indutivo é especialmente útil em terminais de transportes públicos, como estações rodoviárias, ferroviárias e aeroportos, mas também em hotéis e em destinos dentro das cidades, como centros de saúde, parques de diversões, zonas comerciais e centros de conferências.
As bases de carregamento indutivo proporcionaram, de acordo com o comunicado, uma transferência de energia sem falhas em condições de chuva, neve, calor, frio, gelo e até mesmo com sujidade acumulada. Ao longo dos três anos em que o sistema foi testado, este realizou cerca de 10.000 carregamentos, tendo transferido 140 MWh de energia e permitido aos táxis elétricos percorrer cerca de 5 milhões de quilómetros.
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