Carregamentos podem melhorar muito
- João Isaac
- há 23 minutos
- 2 min de leitura
De acordo com o estudo “Charging Reliability Index” da EcoG, que analisou 10 plataformas elétricas, as melhoras nos carregamentos de carros elétricos são evidentes, mas os fabricantes ainda podem melhorar muito a operação, sobretudo na facilidade de utilização e na rapidez.

BMW, GE1 da Ford, SEA da Geely, E-GMP da Hyundai, Lucid Air, MFA2 da Mercedes-Benz, SAIC LWB, CMP da Stellantis, Tesla Model 3/Y e MEB da Volkswagen), mas, curiosamente, na publicação dos resultados, a EcoG torna-as “anónimas”, não sendo, por isso, possível apresentar-se uma classificação devidamente identificada.
Ainda assim, apesar do anonimato, ficou a saber-se que só uma das plataformas superou uma nota de 76 pontos em 100 possíveis. A pontuação mais baixa foi de 39 e este resultado “espelha a persistência de falhas que podem levar os condutores a desconfiarem das capacidades da tecnologia ou até mesmo do risco grande de avarias nos automóveis”.
"As preocupações com a fiabilidade dos carregamentos dos carros elétricos já são maiores do que as associadas à ansiedade provocada pelas autonomias limitadas na lista de obstáculos à adoção da mobilidade elétrica. Os estudos mostram que uma em cada 10 tentativas de carregamento falha", diz a EcoG.

Porém, relativamente à primeira edição do estudo, que foi realizado em 2023, e apesar do aumento da exigência e do número de testes, a EcoG identificou progressos, sobretudo ao nível da estabilidade dos carregamentos, com um número mais reduzido de interrupções no fornecimento de energia. E dois carros apresentaram sinais de alimentação demasiado fracos durante a primeira bateria de avaliações da empresa alemã, mas este problema não foi observado em 2025.
Entre os pontos fracos mantêm-se as baterias de 12 V, fonte de energia crucial para os sistemas de controlo e segurança dos automóveis. Se descarregarem, os carros deixam de “responder” e não podem ser ligados nem colocados em modo de condução sem assistência técnica.
A EcoG também concluiu que sete dos 10veículos analisados apresentam níveis mais elevados de segurança em termos de comunicação (TLS - Transport Layer Security), que melhoram a proteção dos dados durante os carregamentos. Outra nota positiva está relacionada com o facto de todas as plataformas testadas garantirem que os carros não podem ser movidos enquanto ainda estiverem conectados aos carregadores. “A evolução é evidente, mas ainda há muita margem para melhorar”, conclui a EcoG.
Comentários