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China “trava” 0-100 km/h!

Existem cada vez mais automóveis, principalmente elétricos, com capacidades de aceleração estonteantes, muitas capazes de deixarem os ocupantes “colados aos bancos”. Motores elétricos muito potentes e respostas quase imediatas às ordens dos condutores originam “sprints” 0-100 km/h que envergonham muitas máquinas desportivas de referência equipadas com motores de combustão interna.


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No domínio dos carros elétricos, não são só os focados nas “performances” que o conseguem. No mercado automóvel, encontram-se diversos Sport Utility Vehicles (SUV) com capacidades desportivas muito acima da média, registando-se mesmo corrida (não assumida!…) entre fabricantes, com os chineses na frente do pelotão, na ânsia de ganharem notoriedade mediática e conquistarem mais clientes.

 

Mas, brevemente, tudo pode mudar. Limitar a velocidade máxima dos automóveis foi tema sempre muito discutido no setor, mas os carros elétricos, por precisarem de sistema de proteção da autonomia, não atingem os números dos modelos com motores térmicos. No entanto, na China, equaciona-se a introdução de regra para restringir a capacidade de aceleração, discutindo-se, no Ministério da Segurança Pública, a hipótese de condicionar os arranques 0-100 km/h em menos de 5 s.



De acordo com esta proposta, os ligeiros de passageiros deverão contar com uma configuração que admita a implementação dessa limitação sempre que o motor é colocado em funcionamento. Assim, para que o condutor possa desfrutar de mais capacidade de aceleração, se o automóvel a permitir, será necessário contar com outros comandos e realizar “meia dúzia” de operações de ativação de sistemas de controlo eletrónico, muito provavelmente no monitor do sistema de multimédia, e até ignorar alertas para os riscos dessas manobras.

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