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Cinto comemora 66 anos

Atualizado: há 5 dias

Primeiro automóvel equipado de série com um cinto de segurança de três pontos, um Volvo PV544, foi entregue em agosto de 1959, na Suécia.


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Esta quarta-feira, 13 de agosto, comemoram-se os 66 anos da estreia do cinto de segurança de três pontos, tecnologia desenvolvida por engenheiro da Volvo, Nils Bohlin, e estreada, num automóvel de série, um PV544, em 1959, na Suécia.


A Volvo, obviamente, não ignorou a data e, em comunicado, destaca a importância de inovação considerada, originalmente, “incómoda” e “restritiva”. E foi-o quer por condutores, quer por jornalistas. Só diversos anos depois, e após demonstrações e programas de sensibilização, este dispositivo de segurança mereceu o reconhecimento devido.



A Volvo cedeu, inclusivamente, acesso livre à patente do sistema para que outros fabricantes pudessem implementá-lo nos automóveis que produziam. Quase sete décadas depois, a marca estima que o cinto de segurança de três pontos possa já ter contribuído para salvar mais de um milhão de vidas.


Em 1967, apenas oito anos depois da estreia do equipamento, o estudo “28.000 Accident Report” demonstrou, e de forma inequívoca, que o cinto de segurança reduzia em 50% a 60% a gravidade das lesões resultantes de acidentes de viação.



Curiosamente, este ano, 40 anos depois de Nils Bohlin ter deixado a liderança do departamento de segurança da Volvo, a marca apresentou uma nova evolução do cinto de segurança, que é capaz de adaptar-se em tempo real às características físicas de cada ocupante e às especificidades de todos os acidente. A tecnologia tem estreia planeada para 2026, no EX60.

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