O piloto de Fórmula 1 protagonizou um teste dinâmico na pista de Balocco, da Stellantis, com o novo e hiperexclusivo Alfa Romeo 33 Stradale, participando, assim, na configuração definitiva do automóvel. E confirma-se que o finlandês será um dos proprietários do novo superdesportivo italiano.
Valtteri Bottas, piloto de Fórmula 1 e cliente exclusivo do novo Alfa Romeo 33 Stradale, teve direito a um dia intenso juntamente com a equipa de engenheiros da marca italiana no Centro Sperimentale de Balocco, podendo ensaiar o “protótipo 00” do novo automóvel construído à medida.
A sessão de testes começou com uma primeira volta de reconhecimento no Giulia GTAm para permitir ao piloto finlandês familiarizar-se com a configuração da pista, aproveitando ainda para retomar o contacto com aquele modelo, o qual também tem um lugar na sua garagem – recorde-se que, no ano passado, Bottas comprou um dos 500 exemplares do Giulia GTAm, mais exclusivo, mais leve e mais potente, com o motor V6 biturbo de 2.9 litros a debitar 540 cv. Depois, além desse, comprometeu-se também a adquirir um dos 33 Stradale, tornando-se membro do restrito “clube 33”.
A fase seguinte do dia de testes foi passada, precisamente, ao volante do 33 Stradale, que descreveu imediatamente como um carro intuitivo, cumprindo uma etapa inicial de habituação e, gradualmente, elevando o ritmo, permitindo-lhe avaliar a precisão da direção e a resposta do sistema de travagem, bem como a rigidez elevadíssima da estrutura em “H”, com recurso a materiais como o alumínio e fibra de carbono (para a monocoque).
Bottas elogiou a facilidade imediata com que o condutor entra em simbiose com o automóvel
Bottas elogiou a facilidade imediata com que o condutor entra em simbiose com o automóvel, permitindo que mesmo aqueles que não são condutores profissionais possam desfrutar plenamente da potência e agilidade do mesmo, enaltecendo ainda a sonoridade inconfundível escutada também no habitáculo.
“Poder testar o 33 Stradale foi uma oportunidade muito especial. Espero que o meu ‘feedback’ seja útil à experiente equipa de desenvolvimento da Alfa Romeo para a afinação final. Configurar o meu carro pessoal com a 'oficina Alfa Romeo' foi envolvente e emocionante, testá-lo hoje foi realmente emocionante. Tudo o que me resta é esperar que o meu 33 Stradale esteja pronto”, afirmou Bottas, que poderá dizer adeus à Fórmula 1 no fim de semana do GP de Abu Dhabi, uma vez que não tem lugar confirmado para 2025.
“A experiência de hoje está próxima da perfeição, o que para mim significa uma simbiose total com o automóvel. O carro deixa-nos imediatamente à vontade: extremamente ágil, preciso. A sensação com o carro é imediata, extremamente fácil e divertida de compreender e não é preciso ser um piloto de F1 para a sentir. Além disso, o seu som envolve o habitáculo e é inconfundivelmente Alfa Romeo”, completou.
Herança da competição
Disponibilizado com motor elétrico ou térmico, o 33 Stradale deste teste tratou-se de uma versões com motor de combustão, ou seja, o V6 de 3.0 litros biturbo com mais de 620 cv, associado à caixa de velocidades DCT de 8 velocidades, tração traseira e diferencial eletrónico de deslizamento limitado. Trata-se de uma evolução do V6 que já equipa os automóveis de maior desempenho da marca italiana, sendo montado longitudinalmente a meio e permite que o automóvel atinja uma velocidade máxima de 333 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos.
Velocidade máxima de 333 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos.
Estão disponíveis dois modos de condução, ativados por interruptores no túnel central: “Strada” e “Pista”, este último propondo uma abordagem mais extrema e para condução em pista. A entrega da potência é maximizada, os pedais são ainda mais sensíveis e a suspensão fica mais firme, além de oferecer mudanças de velocidade rápidas e válvulas de escape ativas sempre abertas.
O sistema de suspensão ativa também desempenhou um papel fundamental no teste realizado pelo piloto finlandês, com o 33 Stradale a adotar esquema de duplo braço desenvolvido pela marca com amortecedores ativos e direção semi-virtual em ambos os eixos, o que melhora a precisão da direção, além de assegurar uma elevada aceleração lateral.
Bottas elogiou ainda a precisão e a capacidade de paragem dos travões, imobilizando-se a partir dos 100 km/h em menos de 33 metros. Tal é possível pelo sistema “Brake-By-Wire”, que permite controlar a pressão de travagem e adaptar a sensação do pedal consoante o modo de condução escolhido. Produzidos pela Brembo, os discos de travão em carbocerâmica garantem um elevado desempenho e efeito reduzido de fadiga a altas temperaturas. À frente e atrás, os discos são do tipo ventilado e perfurado com uma pinça monobloco de alumínio de 6 pistões à frente e uma pinça de 4 pistões atrás.
Menos potente, mas nem por isso um desafio menor, o Junior Veloce com motorização elétrica de 280 cv foi também disponibilizado a Bottas, que tratou de descobrir os segredos deste modelo compacto.
Комментарии