Dacia Duster e Bigster Hybrid-G 4x4
- Pedro Junceiro
- há 2 dias
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A Dacia está a modernizar a gama Duster e Bigster, com os dois Sport Utility Vehicles (SUV) a receberem o moderno Hybrid-G 150 4x4. A marca indica que esta motorização híbrida permite baixar os consumos e aumentar a autonomia combinada para cerca de 1500 km. E o Duster tem mais novidades!

A motorização Hybrid-G combina as tecnologias híbrida, bifuel e tração integral, e amplia a gama dos dois SUV da marca romena do Grupo Renault. Combina um 1.2 com sistema MHEV de 48 V, mecânica que debita 140 cv e aciona as rodas dianteiras, com motor elétrico alimentado por bateria com 0,84 kWh de capacidade e capaz de produzir 31 cv (23 kW) que ativa as rodas do eixo traseiro. A potência combinada é de 154 cv.
De acordo com a Dacia, em ambiente urbano, Duster e Bigster Hybrid-G 150 4x4 movimentam-se de forma totalmente elétrico durante até cerca de 60% do tempo de condução.
O motor térmico está acoplado a caixa automática de 6 velocidades, de dupla embraiagem, sistema com patilhas no volante para comando manual-sequencial da passagem das relações (uma novidade na Dacia), enquanto o motor elétrico tem caixa de 2 velocidades. O eixo posterior pode desacoplar-se. E é aqui que reside uma das novidades desta mecânica: esta máquina fornece binário elevado às rodas a baixa velocidade na primeira relação para otimizar as capacidades dos automóveis no “fora de estrada”, enquanto a posição neutra (embraiagem desacoplada) elimina todas as perdas por atrito em estrada. E o modo 2WD reduz muito o consumo de combustível.
Menos custos de operação, mais autonomia
Único no mercado, este híbrido 4x4 bifuel aproveita, ao máximo, o preço baixo do GPL (0,708 €/litro em Portugal, no primeiro dia de setembro) para reduzir ainda mais os custos de operação. Esta tecnologia também reduz os custos de funcionamento em 30% e as emissões de CO2 em 20 g/km, comparativamente ao “mild-hybrid” 4x4 em comercialização.
Os dois depósitos de combustível (gasolina e GLP) têm 50 litros de capacidade, facto que permite à Dacia prometer até 1500 km de autonomia no Duster. A marca do Grupo Renault aponta consumos de 5,5 a 5,6 l/100 km sempre que o sistema funciona gasolina e 7,1 a 7,2 l/100 km a GPL
Com estas motorizações, o Duster e o Bigster têm seis modos de condução: Auto (gere os modos de tração de forma automática), Eco (otimiza a economia), Neve, Lama/Areia e Bloqueio (“off-road” a baixa velocidade).
Gama de motorizações atualizada e reforçada
Paralelamente, o Duster apresenta gama de motorizações otimizada, sobretudo ao nível da potência: o Hybrid 155 substitui o Hybrid 140, o “mild-hybrid” 140 substitui o “mild-hybrid” 130 e o Eco-G 120 substitui o Eco-G 100 e, agora, no topo da pirâmide, posiciona-se o hybrid-G 150 4x4. E todas foram desenvolvidos para satisfação das exigências inscritas na norma EU6e-bis.
O Hybrid 155 é utilizado pela segunda vez na Dacia, após a estreia no Bigster. Combina um motor a gasolina com 4 cilindros, que tem 109 cv, e duas máquinas elétricas (um motor de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão), mais uma bateria com 1,4 kWh de capacidade e uma caixa do tipo multimodo (automática e sem embraiagem). Possui quatro velocidades para o motor térmico e duas para os motores elétricos.
Com esta motorização, o Duster apresenta um consumo combinado de 4,6 l/100 km, com emissões de CO2 de apenas 105 g/km. Segunda a marca, o sistema permite até 80% da condução em cidade de forma elétrica.

No Duster mild-hybrid 140, 1.2 turbo a gasolina, sistema “mild-hybrid” de 48 V e caixa manual de 6 velocidades. O sistema híbrido apoia o motor de combustão nas fases de arranque e aceleração, e reduz o consumo médio para 5,4 l/100 km e as emissões de CO2 para 122 g/km. A bateria com 0,8 kWh de capacidade é recarregada durante as desacelerações e travagens..
O Duster Eco-G 120 tem versão mais potente de sistema bifuel e destina-se a clientes que procuram mais versatilidade e custos de funcionamento otimizados. E a promessa é de autonomia de até 1380 km, devido à disponibilidade de dois depósitos, ambos com 50 litros e posicionados debaixo do piso da bagageira, o que não penaliza a capacidade do compartimento de carga.
Coincidindo com o lançamento destes motores, o Duster ganha apresentação interior nova (estofos exclusivos e acabamentos específicos na versão Journey). O banco do condutor passa a contar com regulação lombar. Na versão Extreme, jantes de liga leve escurecidas.
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