A Skoda expande a gama de modelos elétricos com o Elroq, naquela que é uma aposta clara na eletrificação por parte da marca checa. Entre os principais destaques deste SUV estão a linguagem de design “Modern Solid”, o reforço da tecnologia a bordo e a gama muito completa com três versões de potência e de bateria, com autonomia que pode chegar aos 581 km. O preço previsto pela marca é de 35.055€ para a versão de entrada.
Reforço estratégico da Skoda para o segmento SUV, o Elroq vem complementar a oferta elétrica da marca checa, com um modelo bastante importante por tornar a mobilidade sem emissões mais acessível, situando-se, de certa forma, em patamar de preço análogo ao do Karoq, modelo com motores de combustão que também tem vindo a ser um sucesso na Skoda.
Ainda que o mercado de veículos elétricos tenha perdido alguma tração nos tempos mais recentes, a Skoda permanece totalmente empenhada com esta tecnologia, valendo-se também de números muito positivos que consolidam essa sua aposta – com efeito, até ao momento, a marca já entregou mais de 200.000 unidades do Enyaq, enquanto o Elroq, embora ainda sem chegar aos concessionários, conta já com mais de 20 mil encomendas. A razão, diz a marca, está ligada à procura por elétricos acessíveis, sendo este um “irmão” mais pequeno do Enyaq e com um preço mais em linha com o Karoq.
O Elroq chegará aos mercados europeus em março de 2025
Nota para as ambições da Skoda neste contexto da eletrificação: o Elroq chegará aos mercados europeus em março de 2025, mas a gama irá crescer ao longo dos dois próximos anos, primeiro com os novos Enyaq SUV e Coupé e, em 2026, com o mais pequeno, o Epiq, que promete dar alento reforçado à estratégia da Skoda.
Efeito aerodinâmico
O exterior do Elroq é definido por linhas novas e simples, adotando a nova linguagem estética “Modern Solid”, a qual se demarca pela dianteira mais arrojada: em lugar de uma grelha, apresenta a chamada “Tech-Deck” em preto brilhante, enquanto o para-choques assume desenho robusto com inserção “Unique Dark Chrome” e configuração dividida dos grupos óticos.
Faróis “quatro olhos”
A marca denomina-a de faróis “quatro olhos”, havendo duas opções disponíveis consoante o nível de equipamento. A versão mais básica tem um módulo de luz contínua de circulação diurna e um módulo indicador na parte superior, ao passo que mais abaixo está o módulo Full LED para os médios e máximos. No caso dos faróis LED Matrix de topo, existem quatro blocos LED individuais como luz diurna e dois blocos LED no módulo inferior, contando com 36 segmentos de luz individuais, protegendo seletivamente os utentes da estrada que se aproximam quando os máximos são ligados. O Elroq é também o primeiro modelo a apresentar as letras Skoda no capot.
A traseira, menos distintiva, aproxima-se da imagem do Enyaq, com farolins horizontais e “rasgados” e para-choques volumosos também com área em preto brilhante na parte inferior. A marca checa garante que o trabalho aerodinâmico esteve no topo das prioridades no desenvolvimento, dispondo de um coeficiente de resistência de 0.26 Cd, valendo-se de atributos como o spoiler de tejadilho estruturado em torno do portão da bagageira, espelhos retrovisores especialmente moldados e cortina de arrefecimento ativa atrás do avental dianteiro, o qual abre ou fecha consoante as necessidades de refrigeração da bateria.
Adicionalmente, existem cortinas de ar à frente, otimizando o fluxo de ar em torno do para-choques dianteiro e das rodas e reduzindo a turbulência atrás das rodas. A gama de jantes varia entre as 19 e as 21 polegadas, as quais também obedeceram a um padrão de desenvolvimento com foco na eficiência aerodinâmica.
Quanto a dimensões, o Elroq mede 4488 mm de comprimento, 1884 mm de largura e 1625 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2765 mm. O peso em ordem de marcha é de 1949 kg. Estão disponíveis nove cores para a pintura exterior, sendo que uma das três cores sólidas é o “Verde Timiano”, em estreia na Skoda e exclusiva do Elroq.
Tecnologia e funcionalidade
No habitáculo, salta à vista o bom aproveitamento da plataforma MEB do Grupo Volkswagen, pelo que garante muito espaço para os ocupantes (nomeadamente atrás) e bagageira que varia entre os 470 e os 1580 litros (com portão de abertura elétrica). Além disso, a marca procurou reforçar o lado tecnológico e aprimorar a imagem geral, a funcionalidade e cuidar do elemento da sustentabilidade.
Desta forma, conta com um painel de instrumentos digital que pode ser complementado com a tecnologia “head-up display” com realidade aumentada, projetando várias informações no para-brisas simulando a sua colocação no horizonte. Com gráficos otimizados, mostra a velocidade, os sinais de trânsito, o “cruise control” e as informações do sistema de assistência, bem como as instruções de navegação por intermédio de setas dinâmicas.
Ao centro, encontra-se o ecrã tátil de 13 polegadas de série, com interface e “design” melhorados. O novo software tem uma estrutura de menus mais lógica, sistema de navegação melhorado e ar condicionado de utilização facilitada, com um conceito de barras superior e inferior que melhoram a utilização na condução. Os condutores podem definir até cinco atalhos de funções frequentemente acedidas e até quatro atalhos para aplicações. Uma barra de botões físicos por baixo do ecrã central permite acesso rápido aos menus que controlam os sistemas de assistência, modos de condução, funções de estacionamento e alguns dos controlos da climatização.
Adicionalmente, no que toca à conectividade, o Elroq evolui também em muitas áreas, possibilitando maior integração com a “app” MySkoda, incluindo-se aqui áreas de gestão do veículo, controlo do estado de carga e dosa processos de carregamento, mas também de gestão de manutenção preditiva. Por outro lado, a assistente virtual “Laura” com tecnologia de inteligência artificial (IA) também faz parte do conjunto tecnológico do Elroq.
Lógica da sustentabilidade
A Skoda volta a oferecer “Design Selections” para definir as diferentes opções de interior, embora aqui com reforço da aposta nos materiais sustentáveis. O nível de entrada “Studio Design Selection” apresenta interior mais simples com revestimentos dos bancos em tecido preto, ao passo que no “Loft Design Selection”, a costura contrastante em “Verde Musgo” acrescenta apontamentos esverdeados em contraste com as tonalidades cinzento antracite (revestimentos dos bancos em pele artificial e tecido “RecyTitan”).
A preocupação com a sustentabilidade fica patente no material utilizado nos painéis das portas, bancos, painel de instrumentos, apoio de braços central e zona dos joelhos, o qual contém 78% de PET reciclado, por exemplo, de garrafas de bebidas.
A “Design Selection Lodge” apresenta um material chamado “TechnoFil”, que é composto por 75% de fibras Econyl recicladas (proveniente de resíduos de nylon, tais como redes de pesca e restos de tecidos) e 25% de poliéster. O Econyl tem como característica vantajosa o facto de ser 100% regenerável, permitindo que os fios sejam reciclados repetidamente sem perda de qualidade.
Soluções inteligentes
Em termos de configuração interior, para a iluminação ambiente em duas variantes, dependendo da “Design Selection”, iluminando os painéis das portas, os puxadores e a consola central, e para o volante agora com as letras “SKODA” em vez do tradicional logótipo da marca. Além disso, não faltam as já costumeiras soluções práticas por que a marca é conhecida, como as várias opções de arrumação no habitáculo e bagageira, aqui com dois compartimentos adicionais de cada lado, rede de arrumação para o cabo de carregamento sob a tampa da bagageira.
Entre os vários detalhes “Simply Clever” contam-se também a caixa “Jumbo” completa com um tabuleiro de arrumação e um suporte para tablet, uma caixa de arrumação para os passageiros traseiros, raspador de gelo sustentável com indicador da profundidade do piso dos pneus e o guarda-chuva sustentável na porta do condutor.
Gama versátil
Com três dimensões de baterias, de 55, 63 e 82 kWh (capacidades brutas), e três opções de potência, de 170 cv (125 kW), 204 cv (150 kW) e 286 cv (210 kW), o Elroq demarca-se pela variedade de oferta em termos de gama.
A versão de entrada 50 conta com bateria de 55 kW (52 kW úteis) e 175 cv de potência máxima, com uma autonomia estimada WLTP de 375 km, ao passo que a versão 60 recorre a bateria de 63 kWh (59 kWh) e 204 cv de potência, com uma autonomia estimada WLTP de 403 km. Ambas têm binário máximo de 310 Nm e velocidade máxima de 160 km/h. Já a aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 9,0 segundos na variante 50 e em 8,5 segundos na 60.
As versões de topo 85 e 85x (esta com tração integral e chegada em meados de 2025) contam com bateria de 82 kWh (77kWh) e 286 cv de potência máxima (545 Nm), podendo percorrer até 581 km em ciclo combinado WLTP na versão de tração traseira (85). As versões 85 têm velocidade máxima de 180 km/h e aceleram dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos e 6,2 segundos, respetivamente.
Estas são também as versões que aceitam maior potência máxima de carregamento, até 175 kW, valendo-se ainda de pré-aquecimento otimizado para que o tempo de espera dos 10 aos 80% do estado de carga se situe nos 24 minutos nos postos DC. Já as versões 50 e 60 suportam até 145 kW e 165 kW, respetivamente, demorando 25 minutos ou menos. Nos postos AC, o máximo é de 11 kW.
Note-se que as baterias de iões de lítio têm um design modular, com a bateria do Elroq 50 composta por oito módulos, enquanto a dos 85 e 85x é composta por 12 módulos. As baterias estão posicionadas no piso do veículo, sob os bancos dianteiros e traseiros, bem como sob a consola central, garantindo um centro de gravidade baixo.
Na configuração técnica, o Elroq recorre sempre à já usual combinação de travões de disco à frente e tambores atrás, ao passo que a suspensão é composta de arquitetura MacPherson à frente e multi-link (cinco braços transversais) atrás. A amplitude dinâmica pode ser melhorada com o chassis adaptativo DCC, o qual ajusta as respostas da suspensão com base nas características da superfície da estrada ou nas preferências do condutor. Oferece três configurações predefinidas: “Normal”, “Comfort” e “Sport”, enquanto personalizável “Custom” permite escolher entre 15 acertos diferentes do chassis.
Os amortecedores adaptativos são de série no Elroq 85x e podem ser encomendados como parte do “Driver Package” para as versões Elroq 85 e 85 Sportline.
Independentemente disso, o Elroq conta com modos de condução que permitem alterar também vários parâmetros do veículo, entre o mais eficiente e focado na autonomia e o mais desportivo, que concretiza maior ânsia dinâmica.
Algo que já é usual é a aposta na segurança, com o Elroq a dispor de até nove airbags e sistemas de assistência evoluídos, como o “Travel Assist”, que combina o Assistente de Faixa Adaptativo, o Cruise Control Adaptativo, o Assistente de Trânsito, o Assistente de Emergência e o Assistente Lateral para melhorar a condução em autoestrada, valendo-se agora também de uma utilização alargada dos dados “em nuvem” para um apoio ainda mais avançado ao condutor. Já no estacionamento, o “Park Assist” permite agora aos proprietários o controlo das manobras de estacionamento a partir do exterior do veículo, com recurso ao smartphone.
Chegada prevista a Portugal no mês de março de 2025
Com chegada prevista a Portugal no mês de março de 2025, o Elroq já pode ser encomendo na rede de concessionários da Skoda, com um preço indicativo desde 28.500€ + IVA (ou seja, 35.055€) para a variante de entrada no nível de equipamento mais básico.
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