Sabe quais foram os dez modelos mais vendidos na Europa em 2024? Há um “português” na lista. Sim, é esse mesmo.

De acordo com o recente relatório da Jato Dynamics, foram registados 1.529.806 automóveis novos na Europa em 2024. O outrora líder e 100% elétrico Tesla Model Y não só perdeu a primeira posição como cedeu, inclusivamente, o seu lugar no pódio de vendas, tendo sido ultrapassado por três modelos de segmentos inferiores equipados com motor de combustão.
O Dacia Sandero foi o modelo mais vendido
Surpreendentemente (ou não), o Dacia Sandero foi o modelo mais vendido do ano no conjunto dos 28 países que compõem o mercado automóvel europeu. O segmento B da marca romena foi responsável por 268.101 matrículas, tendo igualmente registado um crescimento de 14%.
No segundo lugar surge o seu “primo” francês, o Renault Clio, modelo que foi escolhido por 216.317 condutores e que registou também um crescimento de 7% comparativamente a 2023. Em termos de motorizações, e se no caso do Sandero todas as vendas dizem respeito a propulsores puramente a combustão, no Clio há que ter em conta cerca de 28% de unidades equipadas com motorização híbrida.

A fechar o pódio de vendas surge o Volkswagen Golf, o modelo que registou o maior crescimento entre os dez primeiros classificados, 17%. No total, o agora “cinquentão” modelo da VW foi responsável por 215.715 vendas, com 3,9% deste volume a ser representado por motorizações híbridas plug-in.
O Model Y registou uma queda de 17% nas suas vendas
Como referido, o Model Y foi o quarto modelo mais vendido do ano, mas com 209.214 unidades, registou uma queda de 17% nas suas vendas. Na quinta posição surge o VW T-Roc, modelo “Made in Portugal” e sempre com motor de combustão que, com exceção do Tesla, foi o único nome entre os dez primeiros que também registou uma queda das suas vendas, porém, muito menos significativa do que o modelo americano, apenas 1% para um total de 202.840 unidades.
No sexto lugar surge o único modelo do grupo Stellantis do top 10, o Peugeot 208, com 199.909 unidades vendidas e um mix de vendas que se distribui entre 18% de unidades elétricas e 82% a combustão. O modelo francês registou uma subida de 3% comparativamente a 2023. Na sétima posição surge o primeiro dos dois modelos que a Toyota colocou no top 10 de 2024, o Yaris Cross, crossover que foi escolhido por 194.006 condutores e que subiu as suas vendas em 10% relativamente ao ano passado. Praticamente todos os exemplares vendidos estavam equipados com motorização híbrida (98,1%).
Com 180.607 unidades vendidas e um crescimento de 12%, a Skoda conquista o oitavo lugar da tabela com o seu Octavia, modelo maioritariamente escolhido com motorização a combustão, cerca de 95%, sendo as restantes versões PHEV. O nono lugar é ocupado por mais um modelo da Dacia, o Duster, com 175.213 unidades vendidas, um crescimento de 13% comparativamente a 2023 e um mix de vendas composto por 85% de unidades com motor térmico e 14% por híbridos.
A lista dos dez modelos mais vendidos fecha com o segundo modelo Toyota, o Yaris, com 174.042 unidades comercializadas e um crescimento de 12% em relação ao ano passado. Cerca de 90% dos Yaris vendidos em 2024 estavam equipados com motorização híbrida.
Commentaires