Ferrari celebra aniversário do F50
- Pedro Junceiro
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Lançado em 1995, o Ferrari F50 sucedeu ao icónico F40, sendo agora homenageado pela marca italiana com um encontro que pretende reunir várias unidades na região da Toscana, em Itália.

O véu sobre o Ferrari F50 foi levantado a 9 de março de 1995, durante o Salão de Genebra, na Suíça, descobrindo-se então as linhas sobre o sucessor do F40, caracterizado muitas vezes como o primeiro supercarro.
Embora contasse com um motor V12 derivado do 641 que competiu no Mundial de Fórmula 1 de 1990, o F50 não foi imediatamente bem acolhido pelos entusiastas da marca, sobretudo por não oferecer um salto de desempenho substancial face ao antecessor. Ainda assim, o F50 tornou-se num modelo emblemático da gama de supercarros que tem na sua linhagem ainda os Enzo, LaFerrari e o recente F80.

Agora, para celebrar o 30.º aniversário do F50, a Ferrari está a ultimar os preparativos para o “F50 Legacy Tour 2025”, um evento exclusivo que terá o seu ponto alto a 10 de maio, quando os proprietários levarem os seus carros para a pista de Fiorano, numa volta de tributo.
Este é o terceiro “passeio” dedicado aos modelos clássicos da Ferrari, depois de o F40 ter sido o primeiro a receber essa honra, em 2023, e o GTO ter sido o segundo, em 2024. O percurso escolhido para este percurso de celebração ao F50 irá levar os participantes a percorrer as zonas da Toscana, com o seu ponto final a ser Maranello, a 10 de maio, onde ficarão expostos de forma breve.

Este evento também serve de estreia para os novos pneus Pirelli P Zero Corsa System Collezione criados especificamente para o F50, ao abrigo da parceria entre as duas marcas italianas com vista ao desenvolvimento de pneus modernos que melhores as prestações e a segurança dos modelos. Neste caso, os pneus têm medidas 245/35 R18 no eixo dianteiro e 335/30 R18 no eixo traseiro, dispondo também de marcação especial “Ferrari F50 Legacy Tour 2025” nas paredes laterais.
As demonstrações de Alesi e Berger
Ao abrigo também das celebrações do 30.º aniversário do F50, a Ferrari “libertou” um vídeo inédito de condução protagonizado pelos pilotos da Scuderia Ferrari em 1995, Jean Alesi e Gerhard Berger, no qual os dois extraem todo o potencial do supercarro, tanto em Fiorano, como em estrada aberta.
Ao longo de 15 minutos de imagens em “bruto”, é possível ver e observar como o F50 se comportou quando puxado ao limite pelas mãos dos pilotos da equipa de Fórmula 1, não faltando mesmo “drifts” prolongados dominados com grande mestria.
Comments