top of page
Logotipo | e-auto
Cetelem_Simulador_AutoUsado_1200x630_V2.jpg

Ferrari SC40 homenageia F40

A Ferrari inspirou-se no F40 de 1987 – produziram-se 1311 exemplares até 1996, contabilizando-se os “derivados” LM, Competizione e GTE! – para criar o SC40, o automóvel mais recente fabricado pela marca de Maranello, Itália. O superdesportivo novo integra o programa “One-Off” e é baseado num 296 GTB.



O SC40, como todos os Ferrari do programa “One-Off”, é exemplar único e irrepetível. Assinam-no os “designers” do Centro de Estilo da marca, que trabalharam sob a direção de Flavio Manzoni, que integraram no 296 GTB alguns dos elementos estéticos mais icónicos do F40.

 

O SC40 tem linhas angulares e asa traseira com o nome do modelo gravado em relevo, lateralmente, o que também é inspirado no F40. A marca italiana diz que este projeto reinterpreta o carro original, e não copia desenho que considera inimitável. Ainda entre os elementos diferenciadores, as tomadas de ar laterais do tipo NACA, aqui com placas de carbono triangulares.


ree

A mecânica V6 biturbo encontra-se exposta sob painel de Lexan fumado com ranhuras semelhantes às dos guarda-lamas das rodas traseiras. A zona central traseira integra ponteira de escape central de produção aditiva (isto é, produzida com recurso à tecnologia da impressão 3D), que combina titânio e fibra de carbono. Já os farolins destoam são muito semelhantes aos do 296 GTB.

 

O SC40 mantém a arquitetura técnica, o chassis ou a motorização híbrida com 830 cv e 740 Nm do 296 GTB em que é baseado, e a Ferrari reivindica 2,9 s para a aceleração 0-100 km/h e mais de 330 km/h de velocidade máxima.


ree

 

O branco do SC40 foi desenvolvido “à medida” e tem tom frio que destaca o desenho da carroçaria. O logótipo do “One-Off” encontra-se apenas no lado direito e das tampas do depósito e do ponto de recarga da bateria são em alumínio com acabamento escovado. E as jantes também são específicas.


Por fim, no interior, recurso ao kevlar, o que também recorda o F40, uma vez que a Ferrari, no carro original, combinava este material com a fibra de carbono. A fórmula foi reinterpretada e encontra-se em diversos pontos do automóvel, incluindo nos bancos, nos tapetes, no volante, no painel de bordo e até no compartimento do motor.



Os bancos apresentam combinação de Alcantara negra com um tecido técnico “Jacquard” vermelho, enquanto o logótipo da marca italiana aparece inscrito nos apoios de cabeças e em combinação com o logótipo SC40. E, entre os bancos, também encontramos placa que identifica o estatuto “One-Off” deste “cavallino rampante”.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page