FIAT 500e “troca de bateria” em Madrid
- João Isaac
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
Projeto-piloto de troca rápida de baterias junta a FIAT, a Free2Move e a Ample numa operação que deverá contar com 100 viaturas ainda este ano.

A FIAT anunciou o lançamento de um projeto-piloto para troca rápida de baterias do 500e. A operação arrancou recentemente em Madrid e junta a marca italiana, a Free2move e a Ample, proporcionando uma solução modular para troca das baterias da frota de veículos usados para car sharing.
O pequeno 500e foi o modelo escolhido para acomodar as baterias substituíveis fornecidas pela Ample, permitindo uma recarga completa em menos de 5 minutos, garante o comunicado oficial. A tecnologia, refere ainda, “oferece uma alternativa flexível e escalável ao carregamento tradicional, maximizando a disponibilidade das frotas, reduzindo os custos operacionais e minimizando a dependência da infraestrutura de carregamento.”
A capital espanhola foi escolhida como palco para esta operação devido ao seu compromisso em reduzir as emissões em 65% até 2030 e em apoiar a meta de Espanha de atingir 5,5 milhões de veículos elétricos até ao final da década. O pequeno FIAT serviu como “cobaia” para adaptar e testar a integração da tecnologia da Ample e após a entrada ao serviço de uma frota inicial de 40 viaturas, esta deverá expandir-se para um total de 100 ainda este ano.

A tecnologia tem como base baterias modulares concebidas para substituir as baterias originais dos veículos, permitindo compatibilidade com diversas plataformas de diferentes fabricantes. Os veículos são automaticamente identificados pelas estações de troca, sendo a troca da bateria iniciada através de uma aplicação móvel. Depois de concluída a fase de teste e analisada a informação recolhida, o objetivo é disponibilizar a tecnologia a clientes particulares.
“Na FIAT, estamos comprometidos com a mobilidade sustentável. Guiada pelo pensamento lateral e com o foco na simplicidade, esta nova tecnologia de troca de baterias reflete esses valores. Estamos empenhados em testar e analisar exaustivamente este conceito em condições reais e pretendemos expandi-lo em breve aos clientes particulares. É por isso que acreditamos profundamente neste projeto e escolhemos o nosso icónico Fiat 500e para liderar a iniciativa”, disse Olivier François, CEO da FIAT e Global CMO da Stellantis.
1 comentario