top of page

Ford: WEC (e Le Mans) em 2027!

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

A Ford tem currículo importante nas 24 Horas de Le Mans, com quatro vitórias absolutas, em 1966, 1967, 1968 e 1969, que representaram o epílogo bem-sucedido de “braço de ferro com a Ferrari que originou até produções cinematográficas de Hollywood, e uma em LMGTE-Pro, em 2016. A marca da oval azul prepara-se para regressar a La Sarthe, para lutar pela primeira posição “à geral”, com a participação, a partir de 2027, na categoria de topo (Hypercar) do Mundial de Resistência!



Aumenta a lista de construtores comprometidos com o Mundial de Resistência (WEC), confirmada a participação da Ford, a partir de 2027, na categoria de topo (Hypercar) de campeonato que tem as 24 Horas de Le Mans como corrida mais importante! A marca norte-americana venceu a maratona, à geral, em 1966, 1967, 1968 e 1969, conseguindo-o com os icónicos GT40, e também tem primeira posição em LMGTE-Pro, em 2016, com o GT.


A Ford também está a preparar o regresso ao Mundial de Fórmula 1

 

A Ford, que também está a preparar o regresso ao Mundial de Fórmula 1, em 2026, na qualidade de fornecedora das unidades de potência da escuderia Red Bull, anunciou a entrada no WEC em 2027, fazendo-o na categoria principal (Hypercar) de campeonato que tem as 24 Horas de Le Mans como corrida mais importante. Fá-lo após quase 60 anos de fora da luta pela vitória à geral em La Sarthe! Bill Ford, o número um do fabricante de Dearborn, num evento em Charlotte, na Carolina do Norte, EUA, confirmou, oficialmente, a informação, colocando, assim, ponto final a meses de rumores! O anúncio segue-se ao triunfo do Mustang GT3 da Ford Multimatic Motorsport, entre os GTD Pro, na ronda inaugural do IMSA (24 Horas de Daytona).



Com esta entrada no WEC, a Ford torna-se no 10.º construtor na competição, juntando-se a Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Genesis (Hyundai), Peugeot, Porsche e Toyota. No entanto, entre tantos rivais, Bill Ford tem um “alvo” preferencial: os hipercarrros da marca de Maranello. E os 499P inscritos pela AF Corse venceram Le Mans em 2023 e 2024!


“Estamos numa era nova da Ford Performance. Quando corremos, corremos para ganhar"

 

“Estamos numa era nova da Ford Performance. Quando corremos, corremos para ganhar. E não há pista ou corrida que signifique mais para a nossa história do que Le Mans. Foi onde enfrentámos a Ferrari e vencemos na década de 1960. Foi onde voltámos 50 anos mais tarde, chocámos o mundo e derrotámos a Ferrari outra vez. Estou muito entusiasmado por voltarmos a Le Mans e competirmos ao mais alto nível das corridas de resistência. Estamos preparados para ‘corrermos como o diabo’”, disse Bill Ford



Ao ver o campeonato que dirige ganhar mais um construtor (após perda inesperada da Lamborghini, que decidiu renunciar à participação do WEC em novembro do ano passado, depois de estreia mal-sucedida em 2024, com o hipercarro SC63), Frédéric Lequien, administrador-delegado do Mundial, manifestou-se empolgado com o regresso da Ford à categoria principal de Le Mans e à participação da marca da oval azul no campeonato.


“A Ford é sinónimo de sucesso dentro e fora das pistas e estamos muito satisfeitos tê-la connosco… Termos 10 marcas automóveis de topo comprometidas com a categoria principal do campeonato em 2027 demonstra a dinâmica de crescimento do WEC”, disse Frédéric Lequien, o diretor do Mundial coorganizado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e o Automobile Club de L’Ouest (e o ACO é, também, a entidade por detrás das 24 Horas de Le Mans).

 

Os detalhes da participação da Ford no WEC não foram comunicados, mas esperam-se anúncios na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans, a 93.ª desde 1923, marcada para o fim de semana de 14 e 15 de junho, como ronda quatro do Mundial de 2025.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page