top of page
Logotipo | e-auto

Fábrica da Vauxhall em Luton parou

Atualizado: 30 de mar.

Última unidade do furgão Vivaro foi fabricado no passado dia 28 de março. Produção encerra ao fim de 120 anos.


ree

A histórica unidade de fabrico da Vauxhall, em Luton, no Reino Unido, deu ontem por terminadas as suas operações. O último veículo produzido foi um furgão Vivaro, encerrando um ciclo de produção de automóveis de 120 anos.


O encerramento da fábrica tinha sido anunciado pela Stellantis – proprietária da marca britânica – no passado mês de novembro. A produção de furgões do grupo automóvel previamente liderado pelo português Carlos Tavares será relocalizada em Ellesmere Port, Cheshire, unidade de produção que será alvo de um investimento de 50 milhões de libras, a fim de a adaptar à nova realidade.


A decisão teve na altura como objetivo reduzir os custos associados à produção, consolidando a posição da Stellantis no Reino Unido. De acordo com a notícia da Autocar, resultou de uma luta com o governo britânico que se foi intensificando devido aos poucos incentivos oferecidos aos clientes, ao mesmo tempo que os fabricantes eram forçados a vender mais veículos elétricos de forma a respeitar as regulamentações e objetivos estabelecidos.


1.100 postos de trabalho em risco

A decisão de encerrar a fábrica de Luton pôs em risco 1.100 postos de trabalho e de acordo com o artigo da publicação especializada britânica, apenas alguns empregos foram assegurados nesta transferência para Ellesmere Port. A Stellantis terá proposto outras funções aos trabalhadores que não puderam acompanhar a mudança de local ou até mesmo novas oportunidades profissionais noutras empresas locais.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page