GP1: motor V12 e caixa manual
- João Isaac

- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Nem turbocompressores, nem tecnologia(s) de eletrificação, nem caixa automática. O GP1 da britânica Garagisti & Co. é hipercarro com produção hiperlimitada para hiperentusiastas adeptos da condução “pura e dura”.

A britânica Garagisti & Co. pensou apenas no puro prazer de condução quando projetou o hipercarro GP1. De fora do plano de trabalho ficaram elementos como uma caixa automática, um sistema de eletrificação com motores e baterias e até um motor com tecnologia de sobrealimentação, com turbinas e “intercoolers”!
O GP1 conta com um “simples” V12 a 65º, mecânica com 6,6 litros de cilindrada, dupla árvore de cames à cabeça com quatro válvulas por cilindro e, ainda, sistema de lubrificação por cárter seco. Desenvolvido pela Italtecnica, este motor produz 800 cv e 700 Nm, e é capaz de 9000 rpm. A caixa manual de 6 velocidades tem a assinatura de prestígio da XTrac. A seco, este hipercarro pesa apenas 1000 kg e, graças ao efeito de solo, gera até cerca de 850 kg de “downforce”.

O desenho exterior inspirado no Lancia Stratos Zero de Marcelo Gandini é da autoria de de Angel Guerra, “designer” que trabalhou na conceção de automóveis como os Bugatti Mistral e Tourbillon, e o Rimac Nevera. A carroçaria em fibra de carbono, uma produção da Dexet Technologies, assenta num chassis suportado por um sistema de suspensão da Öhlins e as jantes de cinco braços duplos com o icónico estilo “teledial” mostram, parcialmente, os enormes discos de travão da Brembo.
Serão construídas apenas 25 unidades do GP1, mas também está planeada a produção de uma versão de pista ainda mais exclusiva. A Garagisti & Co., está, neste momento, a trabalhar no desenvolvimento de hipercarro que propõe por 2,8 milhões de euros (mais impostos).













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