Grupo JAP traz NIO para Portugal
- João Isaac
- 17 de jun.
- 2 min de leitura
Existem mais duas marcas chinesas a caminho do mercado nacional, ambas especializadas em automóveis elétricos e com estreias comerciais programadas para o final do ano: a NIO, que concorre com Tesla & Cia. e tem posicionamento "premium", e a Firefly, divisão criada, propositadamente, para trabalhar o segmento dos citadinos.

O Grupo JAP anunciou hoje a sua parceria com a NIO para o lançamento dos seus automóveis elétricos em Portugal. A estreia da marca chinesa premium no nosso país está agendada para o último trimestre deste ano e com a NIO chega igualmente a Firefly, a sua submarca de veículos urbanos.
A NIO e a Firefly juntam-se assim a um portefólio de marcas que inclui também a Foton e a GAC, num momento que coincide igualmente com a introdução da NIO em mercados como a Grécia, o Chipre e a Bulgária e com o início da sua distribuição na Dinamarca.
“A NIO representa o futuro da mobilidade premium e estamos orgulhosos por liderar a sua entrada em Portugal. Combinando inovação tecnológica, design e uma experiência digital única, esta parceria reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a liderança na nova era da mobilidade elétrica”, afirma Jan Oehmicke, Administrador do Grupo JAP.

A NIO vai disponibilizar em Portugal uma gama composta por quatro modelos distintos, o SUV compacto EL6, a berlina desportiva ET5 e a variante ET5 Touring, bem como o já mencionado veículo urbano Firefly. O início de comercialização está previsto para o final do ano.
Recorde-se que a NIO tem igualmente apostado no desenvolvimento da tecnologia de substituição rápida de baterias, contando já, inclusivamente, com uma rede de estações de troca muito desenvolvida na China. A sua implementação futura no mercado português está, para já, apenas em análise.
“A Europa é um pilar fundamental da nossa estratégia global, com um forte potencial para uma mobilidade inteligente e centrada no utilizador. Trabalhar com redes de distribuição consolidadas e parceiros com profundo conhecimento local permite-nos crescer de forma sustentável e levar os nossos produtos a novos
mercados com maior eficiência”, afirma Thijs Meijling, Diretor da NIO Europa, sobre a entrada no mercado em parceria com o Grupo JAP.
Chineses não inovam no design, tudo muito parecido