Honda 0 α antecipa SUV
- Pedro Junceiro
- há 16 minutos
- 2 min de leitura
A Honda apresentou no Salão de Mobilidade de Tóquio um protótipo para um SUV elétrico compacto, claramente inspirado no Honda 0 SUV já conhecido, mas ligeiramente mais pequeno. O Honda 0 α (leia-se alpha) promete eficiência e ligeireza e será lançado em mercados como o Japão e Índia a partir de 2027.

Empenhada na ampliação da sua gama de modelos elétricos e na filosofia SUV, a Honda está a desenvolver um novo modelo compacto que será integrado na Série 0, conjunto de automóveis de nova geração que obedece aos princípios “Fino, Leve e Inteligente” e do qual já gazem parte os Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV revelado na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES), em janeiro deste ano.
O estilo é bastante semelhante ao dos modelos elétricos apresentados no início deste ano, com imagem disruptiva que se destaca pela secção traseira elevada e bastante direita, com a marca japonesa a explicar que o 0 α está a ser desenvolvido “como um SUV que se integrará perfeitamente tanto em ambientes urbanos como naturais”.

“O objetivo era criar um veículo que servisse tanto os compradores pela primeira vez de um veículo elétrico, como aqueles que dão prioridade a um estilo de vida inteligente. O nome do modelo “α” corporiza “primeiro” e “começo”, refletindo a aspiração da Honda de ser acessível para muita gente”, explicou Taku Fukui, Diretor de Design da marca, que contou com a ajuda de Park Sungjin no desenvolvimento da imagem do modelo.
Entre os destaques visuais estão os painéis (a que a marca chama de “ecrãs”) na parte dianteira e traseira: à frente, elementos tradicionalmente separados – como os faróis, a tampa de carregamento e o emblema iluminado – são agrupados sobre um painel, enquanto atrás a iluminação em forma de “U” combina as funções de iluminação, ajudando a delimitar as próprias proporções do veículo.

A marca pretende posicionar o “alpha” como modelo de entrada na Série 0, estando equipado com tecnologias que respeitam a abordagem de desenvolvimento daquela gama de automóveis elétricos e com previsão de comercialização para mercados globais, principalmente no Japão e na Índia, a partir de 2027. Não se sabe se a Europa será um dos mercados de destino do “alpha”, mas é expectável que também venha a fazer parte dos planos de lançamento deste SUV.










