Honda vai vender V10 campeão de Senna
- Pedro Junceiro
- há 3 dias
- 2 min de leitura
A Honda anunciou que irá leiloar motores e peças históricas de Fórmula 1, incluindo o icónico motor V10 RA100E usado por Ayrton Senna durante a temporada de 1990, na qual se sagrou bicampeão do mundo da modalidade. O leilão ocorrerá em agosto de 2025, durante a Monterey Car Week, na Califórnia.

Ao abrigo de uma nova unidade de negócios, a divisão de competição da Honda, a Honda Racing Corporation (HRC) irá leiloar o motor V10 utilizado por Ayrton Senna durante da temporada de 1990, então na McLaren.
Foi com o motor RA100E V10 que o brasileiro obteve o seu segundo título de campeão do mundo de Fórmula 1, tendo estado até agora aos cuidados da marca japonesa. Mas, o motor será uma das peças centrais do leilão a realizar pela Honda em agosto, no Monterey Car Week, na Califórnia, dando aos entusiastas a oportunidade de adquirirem uma peça histórica e certificada pela própria marca.
O motor V10 em questão não será vendido inteiro, mas sim por peças, tendo sido já desmantelado cuidadosamente pela HRC em Tochigi, onde a Honda tem um centro de desenvolvimento técnico. O leilão irá incluir peças específicas do motor, tanto internas, como externas, como pistões, tampas das cabeças dos cilindros ou bielas, com disposição em caixas criadas para o efeito e com o respetivo certificado de autenticidade.
Este é o primeiro dos leilões efetuados pela unidade de negócios criada para vender itens raros da história da Honda na F1, como “merchandising” autografado e objetos exclusivos. A HRC está já a selecionar outras máquinas e peças históricas de monolugares da IndyCar ou de motos de competição para vendas privadas ou leilões no futuro.
Comments