Hyundai Obsidian digno de filme de ficção
- Pedro Junceiro
- 31 de mai.
- 2 min de leitura
Sem planos para produção e apenas como exemplo de “design”, o Hyundai Obsidian é o resultado de um desafio efetuado num evento de “design” automóvel, realizado em Munique, o “Car Design Event”. Com visual digno de um filme futurista, o Obsidian foi desenhado pelo estudante Dominik Anders.

Descrito como um “estudo de ‘design’ puro para explorar o futuro da experiência de condução da Hyundai”, o Obsidian foi apresentado no “Car Design Event” de 2025 como o vencedor de um concurso de “design” que levou vários estudantes e artistas a imaginarem o carro do futuro para a marca sul-coreana.
Neste evento foram apresentados vários projetos de “design” para modelos eventuais futuristas, incluindo um projeto à escala para o regresso do Yugo, mas foi o Obsidian que sobressaiu ao apresentar-se a Eduardo Ramirez, Diretor de Design da Hyundai Europe, como o esforço mais em linha com a visão da marca.
Desenhado por Dominik Anders, estudante de Transportes da Universidade de Ciências Aplicadas de Munique, na Alemanha, com o apoio da Hyundai, o Obsidian é uma berlina de cinco portas com visual arrojado em cunha, de certa forma inspirando-se noutros dois modelos que nem partilham o emblema da Hyundai – o Tesla Cybertruck e o Honda 0 Saloon.

O Obsidian destaca-se pelo formato pouco convencional, com superfície vidrada opaca para não deixar ver o interior, enquanto as áreas inferiores destacam-se por cavas das rodas alargadas e saias laterais esculpidas. Na traseira, destaque para o difusor de grandes dimensões.
Ao contrário de outros protótipos demonstrados neste evento, como o Kia EV2 ou o Genesis X Gran Convertible, o Obsidian não tem planos de passagem à produção, afirmando-se como mero exercício conceptual.
Comentários