Inspirado no Golf de segunda geração de denominação idêntica, o Volkswagen ID.3 GTX Fire+Ice foi revelado no ID. Meeting, que teve lugar na Suíça. Pintura especial e diversos elementos no interior prestam homenagem ao seu antecessor e assinalam a sua especificidade.
Aproveitando a reunião anual de entusiastas de modelos ID em Locarno, na Suíça, a Volkswagen revelou o ID.3 GTX Fire+Ice, uma edição especial desenvolvida em parceria com a marca de roupa desportiva alemã Bogner, replicando o que aquelas duas mesmas companhias fizeram no início da década de 1990.
Efetivamente, é preciso retroceder até 1990 para encontrar o Golf de segunda geração Fire+Ice que ganhou o estatuto de ícone entre os adeptos da Volkswagen, resultando de uma colaboração com o designer Willy Bogner. Pintado em cor violeta pérola, com jantes de liga leve e aspeto desportivo, o Golf Fire+Ice podia ser comprado com potências entre os 90 e os 160 cv, tendo superado amplamente a produção planeada inicialmente de 10.000 unidades – no total, a Volkswagen vendeu 16.700 Golf Fire+Ice.
A Volkswagen e a Bogner voltaram a aliar-se para produzir um modelo especial
Neste misto de homenagem e de replicação de um mesmo conceito, a Volkswagen e a Bogner voltaram a aliar-se para produzir um modelo especial. Tal como no modelo original, destaca-se a pintura especial com três camadas de tinta e efeito de pérola de vidro.
A cor exterior “Electric Violet” de efeito pérola foi especialmente desenvolvida para este modelo único. Além da camada de base azul escura, a pintura de três camadas contém contas de vidro especiais, que criam um efeito de cor especial: dependendo da incidência da luz, a cor da carroçaria muda de azul-escuro para violeta ou mesmo preto. A faixa vermelha em “Flaming Red”, que percorre a linha de tejadilho, acrescenta um toque desportivo.
As laterais são dominadas por uma folha de alumínio com o padrão geométrico “Fire+Ice” em mate transparente. Outra caraterística especial são as jantes de 21 polegadas, com acabamento em pintura anodizada azul. O logótipo “Fire+Ice” original dos anos 90 adorna o pilar B e o "spoiler" no bordo do tejadilho.
Interior surpreendente
O interior está dividido em duas cores, como que existindo lados opostos entre o do condutor e o do passageiro, o tal fogo e gelo. Ou seja, enquanto a cor “Flaming Red” predomina no banco do condutor, no banco traseiro desse lado e nas costuras correspondentes, os bancos e o interior do lado do passageiro são caracterizados por elementos de "design" em azul gelo (“Ice”).
Noutro detalhe diferenciador em relação aos ID de série, os pedais em aço inoxidável têm um design especial “Fire+Ice” em vez do design “Play/Pause” – o pedal do acelerador é para “dar fogo”, ao passo que o do travão é para refrear os ímpetos como o gelo.
A parte superior do painel de instrumentos e os tapetes foram também personalizados com um padrão “Fire+Ice” gravado a laser. A inspiração nas coleções da Bogner, de Munique, é também patente pela utilização de várias cores, tecidos e elementos. Os bancos refletem o design dos atuais casacos de penas “Fire+Ice”, incluindo os icónicos fechos de correr – ao serem abertos, revela-se por baixo o tecido original dos anos 90. As correias dos sacos da coleção da marca também foram utilizadas atrás dos bancos dianteiros.
Potência sem alterações
Neste modelo, mantém-se o conjunto técnico com 326 cv (240 kW) e 545 Nm que permite acelerar dos 0 aos 100 km/H em 5,7 segundos (velocidade máxima limitada a 200 km/h). O ID.3 GTX Fire+Ice dispõe ainda de bateria com 79 kWh de capacidade líquida, o suficiente para até 601 km de autonomia, no ciclo combinado do protocolo WLTP. A potência máxima de carregamento é de 185 kW, o que permite passar de 10% para 80% de carga na bateria em 26 minutos.
O chassis específico do GTX tem barras estabilizadoras mais rígidas e sistema de amortecimento adaptativo Sport DCC (melhora tanto o conforto de rolamento como a dinâmica).
Apesar de ter sido revelado como uma homenagem a um dos sucessos do passado, o ID.3 GTX Fire+Ice não tem prevista a passagem à produção.
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