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Isuzu D-Max EV já em Portugal

A Isuzu já está a aceitar encomendas para a sua primeira “pick-up” 100% elétrica, a D-Max EV, que mantém as competências fora de estrada das versões equipadas com motores de combustão interna, por também dispor de tração integral. Disponível em duas variantes – cabine dupla com 5 lugares e cabine longa com 4 –, este automóvel tem preços a partir de 69.400 € (sem IVA, uma vez que este tipo de viaturas se destina, sobretudo, a utilizadores profissionais).


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A marca japonesa abre, assim, um capítulo novo no livro da sua história, passando a incluir versões elétricas na gama que vende na Europa, mas fá-lo sem renunciar ao ADN de versatilidade garantida pela capacidade de movimentar-se fora de estrada, terreno em que a Isuzu ganhou notoriedade. E tal é possível só devido à combinação dos motores elétricos no eixo dianteiro (40 kW) e no traseiro (90 kW). O rendimento máximo do sistema é de 190 cv (140 kW) e 325 Nm.

 

Para a D-Max EV, a Isuzu anuncia 0-100 km/h em 10,1 s e velocidade máxima limitada a 130 km/h, o que permite “proteger” a autonomia, que é de até 263 km em ciclo combinado (361 em ambientes urbanos, de acordo com a homologação WLTP. A bateria de iões de lítio está integrada no chassis, o que garante mais proteção, e tem 66,9 kWh de capacidade.


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Como é comum nos carros elétricos, a D-MAX EV tem sistema de travagem regenerativa que ajuda a recuperar alguma energia para a bateria durante as fases de desaceleração e programa de modos de condução que atuam na eficiência e nas prestações do Isuzu. O sistema de carregamento admite até 11 kW em tomadas domésticas (0% a 100% em 10h00) e até 50 kW nos postos rápidos (20% a 80% em 1h00).


A D-Max EV mede 5,280 m de comprimento, 1,870 m de largura, 1,810 m de altura e, 3,125 m entre eixos (característica importante por permitir um aproveitamento otimizado do interior e da plataforma de carga). Orientada para as atividades profissionais e de lazer, a “pick-up” da Isuzu recorre a arquitetura em aço reforçado (assim, mais rigidez), com suspensão MacPherson no eixo dianteiro e, no traseiro, eixo rígido com ponte De Dion.

 

Pesando 2350 kg, esta “pick-up” destaca-se, também, por manter capacidades de carga generosas: uma tonelada (e até 3.500 kg de capacidade de reboque). A caixa traseira tem 1,49 m de comprimento e 1,53 m de largura. Para a condução “off-road”, a D-Max EV conta com os 210 mm de altura livre ao solo e dos 600 mm de capacidade de passagem a vau.



Imagem específica e interior melhorado 

A identificação da versão 100% elétrica da D-Max torna-se mais fácil pelos apontamentos em azul “Electric Blue Met”, nomeadamente na grelha dianteira, e as insígnias “EV” específicas do modelo. Jantes, barras no tejadilho e capas dos retrovisores exteriores são em preto. Existem seis cores para a carroçaria, a maioria cinzentas.

 

O habitáculo prima pela robustez e simplicidade, e também pelas cores escuras. No equipamento, sistema multimédia com ecrã tátil de 9’’ (é compatível com Android Auto e Apple CarPlay), som com oito altifalantes, painel de instrumentos com elementos analógicos e monitor digital de 7’’, climatização com duas zonas, bancos dianteiros aquecidos e sensores de ajuda ao estacionamento. Em Portugal, a marca propõe apenas o nível topo de gama LSE. E esta “pick-up” tem todos os assistentes de segurança normativos, cumprindo, por isso, as disposições regulamentares da União Europeia (EU).


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No que respeita a preços, a D-Max EV com cabina longa é proposta desde 69.400 € (mais IVA) e a variante com cabina dupla vende-se a partir de 70.400 € (também mais IVA). Ambas desfrutam de garantias de 5 anos ou 100.000 km. A bateria e os componentes elétricos apresentam, proteções de 8 anos ou 160.000 km.

 

Novos chassis-cabina

A Isuzu também apresenta em Portugal a gama nova de chassis-cabina, que tem um total de quatro modelos, 12 versões e capacidades de carga entre 3,5 toneladas e 13,5. Esta atualização incide na arquitetura, no desenho e, ainda, nos conteúdos tecnológicos e de segurança.



A gama divide-se entre as variantes Série N (ligeiras e pesadas) e Série F (pesadas). A NLR de 3,5 toneladas tem três opções de distância entre eixos, com destaque para a de 2,500 m, que não existia anteriormente. Já a NPR de 7,5 toneladas está disponível com quatro distâncias entre eixos. Todos os Série N podem contar com com motores de 3 litros e 150 cv ou 5,2 litros e 190 cv.

 

A Série F assenta no modelo FRR de 11 toneladas e no FSR de 13.5, e tem quatro opções de distâncias entre eixos. Estes modelos também têm motor com 5.2 litros e potência incrementada para 240 cv. E Todos podem apresentar-se equipados com caixas manuais de 6 velocidades ou automáticas de 9, de dupla embraiagem.

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