Kia alarga gama elétrica GT
- Pedro Junceiro

- há 4 horas
- 2 min de leitura
A Kia, no salão de Bruxelas, Bélgica, apresentou três carros de orientação mais desportiva – todos “decorados” com a sigla GT: EV3, EV4 e EV5. Durante este ano, à gama, juntar-se-ão, também, o EV6 GT e o EV9 GT. Entre os atributos em comum, dois motores elétricos, chassis preparados “à medida” e sonoridade artificial que torna a experiência de condução mais emotiva.

Baseados na mesma plataforma, EV3 GT e EV4 GT (o segundo, recorda-se, conta com carroçarias “hatchback” de 5 portas e “fastback” de 4) combinam um motor dianteiro com 197 cv (145 kW) e um traseiro com 95 cv (70 kW), para uma potência combinada de 292 cv (215 kW). Ainda nos dois, bateria com 81,4 kWh de capacidade, suspensão com amortecimento eletrónico específico GT (para garantia de mais estabilidade direcional) e jantes de 20’’.
Estes modelos ganham, ainda, um modo de condução “GT” que maximiza a entrega da potência e também atua na direção, na suspensão e na apresentação dos monitores de bordo. Para aumentar o envolvimento do condutor na ação, EV3 GT e EV4 GT recorrem a sistema de simulação de trocas das relações de caixa, o Virtual Gear Shift (VGS), programa acompanhado por uma função ativa de sonoridade variável que responde, dinamicamente, à velocidade do carro e à carga no acelerador.
Além de visualmente mais desportivos no exterior (para-choques e maxilas dos travões, que são verdes), estes modelos apresentam, igualmente, com apresentações diferenciadas. Por exemplo, no EV3 GT, bancos dianteiros desportivos inspirados nos que equipam o EV9 GT, com apontamentos em néon, e iluminação ambiente associada aos modos de condução. Estes são elementos partilhados com os EV4 GT, que contam com elementos adicionais, nomeadamente volantes de três raios.

EV5 GT mais potente
Automóvel ainda por lançar no mercado nacional, o EV5 também já tem versão GT, igualmente com dois motores elétricos. A potência, todavia, é ligeiramente maior, atingindo os 306 cv (225 kW), o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 s. A bateria tem 81,4 kWh de capacidade. Também beneficia de tração integral, suspensão com acerto específico, pneus desportivos. No “cockipt”, sobressaem, por exemplo, os bancos dianteiros desportivos.
Brevemente, a marca promete anunciar os dados técnicos definitivos de três modelos com início de produção calendarizado para o segundo trimestre do ano.





















Comentários