Kris Meeke é aposta da Toyota para os ralis nacionais
- Pedro Junceiro
- 11 de fev.
- 3 min de leitura
Na apresentação da temporada desportiva para 2025, o britânico Kris Meeke, atual campeão do “nacional” de ralis, foi anunciado como piloto oficial da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Os esforços do importador passam ainda pelos campeonatos de todo-o-terreno (com João Ramos) e de velocidade (com Francisco Mora).

Alargando a sua pegada desportiva para Portugal em 2025, a Toyota Gazoo Racing Salvador Caetano vai ter uma estratégia dividida por três frentes: Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV)/Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).
É precisamente aqui que está a grande novidade para 2025, já que a marca japonesa passa a estar representada nos ralis nacionais pelo britânico Kris Meeke (com Stuart Loudon como navegador). De créditos firmados no automobilismo ao mais alto nível, Meeke já venceu provas do Mundial de Ralis (WRC) e, no ano passado, também o “nacional”, apesar de alguma polémica à mistura criada pelos regulamentos da prova.
Agora, o piloto de 45 anos irá trocar a formação nacional da Hyundai pela Toyota, aceitando o “desafio” feito pelo importador para participar com um GR Yaris Rally2 no CPR em 2025.
“Ainda não conduzi o carro, mas estou muito entusiasmado com este projeto. Todos conhecem o nível das provas de ralis em Portugal. Para mim, tem dos melhores ralis do mundo em termos de classificativas nas provas”, revelou Meeke, que destacou a espetacularidade dos ralis nacionais.
Meeke irá em breve testar pela primeira vez o Yaris Rally2, confiando nas capacidades de desenvolvimento da Toyota para ter um carro competitivo ao longo de todo o campeonato, estando otimista quanto ao seu potencial. Recorde-se que este é o único modelo de ralis com um motor 1.6 l de três cilindros, associado a caixa sequencial de cinco velocidades.
Francisco Mora no CPV
Embora não altere o carro com que vai participar no Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV)/Iberian Supercars, a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal vai ter uma novidade na sua dupla de pilotos, que ainda está incompleta. Para já, está confirmado nome de Francisco Mora, que irá conduzir o GR Supra GT4 nas seis corridas que compõem o Iberian Supercars – (Portimão, Vila Real, Valência, Jerez e Estoril).
O piloto chega com expectativas de fazer uma boa temporada depois de ter lutado contra os carros da marca nipónica em 2024, garantindo assim conhecer o seu valor competitivo.
“Conheço bem o carro por ter sido o meu adversário no ano passado, tendo ficado em segundo lugar. Foi por isso que também aceitei o convite da Toyota para este campeonato. O objetivo este ano é alcançar o triunfo e espero estar à altura do desafio”, referiu o piloto na apresentação. Quanto às provas do calendário, enaltece a entrada de Vila Real como segunda etapa do ano, sendo um “traçado muito exigente e difícil, que pode ter um papel importante no desenrolar do campeonato”.

O GR Supra contará com as mais recentes evoluções, embora mantenha o bloco 3.0 de seis cilindros em linha com 430 cv de potência, associado a caixa de velocidades automática ZF com patilhas atrás do volante.
Ramos quer esquecer azares de 2024
No CPTT, a marca vai ser representada, uma vez mais, por João Ramos (navegado por Jorge Carvalho), que pretende esquecer os azares e alguns problemas sentidos em 2024, de forma a voltar a lutar pelo título da categoria. Irá estar aos comandos de versão mais evoluída da Hilux T1+ Evo, que retém o motor V8 3.5 com 400 cv de potência e caixa sequencial Sadev de seis relações. Entre as novidades está o aumento da largura em 10 cm, passando de 2,20 m para 2,30 m.
O piloto confessou-se confiante para a nova temporada do CPTT, composta por sete etapas, embora salientando o nível competitivo muito elevado do mesmo.

Criar ligações com os adeptos
Na apresentação deste projeto competitivo para 2025, dividido por três frentes, a Ricardo Amaral, diretor da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, salientou a importância das participações desportivas ao mais alto nível, procurando dessa forma “trazer mais adeptos para a marca e com isso criar ao mesmo tempo mais embaixadores da marca na rua”. Essa visão voltará a ser fundamental para o programa da marca nas competições nacionais ao longo dos próximos 12 meses, reforçou aquele responsável.
Este é também um ano de efeméride para a Salvador Caetano, que se estreou no desporto automóvel nacional em 1970, então com o Corona Mk2 1900, que foi o primeiro Toyota nos ralis nacionais: celebra, assim, o 55.º aniversário de participações no automobilismo em Portugal, numa história que já teve modelos como o Carina, Land Cruiser, Corolla, Starlet ou o Celica.
A Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal anunciou também que terá como embaixadora a atleta Patrícia Mamona, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 (disputados em 2021, devido à pandemia de Covid-19).
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