top of page
Logotipo | e-auto

Ferrari celebra Lauda em Monza

A Ferrari anunciou decorações especiais para os SF-25 de Charles Leclerc e Lewis Hamilton no Grande Prémio de Itália, ronda 16 da temporada de 2025 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, corrida a realizar no próximo domingo, dia 7, no “Templo da Velocidade” de Monza, circuito nos subúrbios de Milão, que foram inspiradas na imagem do 312 T com que o austríaco Niki Lauda conseguiu o primeiro título na categoria-rainha do desporto automóvel, em 1975, precisamente com a Scuderia e na pista transalpina.


ree

A 7 de setembro de 1975, o suíço Clay Regazzoni, também em Ferrari, comemorou o triunfo, mas foi Lauda, que terminou na terceira posição, também atrás de Emerson Fittipaldi, num McLaren-Ford, que fez a festa. E, nesse dia, além do título de Pilotos, a Scuderia também ganhou o Mundial de Construtores, assim acabando com jejum que durava há 11 anos. Atualmente, a equipa não conquista quaisquer títulos desde 2008…

 

Este fim de semana, em Monza, a equipa pretende prestar homenagem a esses títulos, com os SF-25 de Leclerc e de Hamilton decorados com a combinação cromática do 312 T, nomeadamente a maior proeminência do branco na cobertura do motor. A decoração resulta também da parceria com a HP, a patrocinadora principal da Ferrari no Fórmula 1 e exigiu o desenvolvimento de película especial reciclável leve e resistente às temperaturas elevadas atingidas pelos monolugares.


ree

E as diferenças na decoração vão muito além do aumento da percentagem do branco, já que existem listas inéditas na carroçaria, também de cor branco, nomes dos pilotos escritos de forma diferente do habitual e números dos pilotos (16 de Leclerc e 44 de Hamilton) também apresentados de forma mais clássica, por imitarem a “fórmula” da década de 1970. Também as asas dianteira e traseira dos monolugares apresentam diferenças cromáticas, pois apresentam-se pintadas em cinzento metalizado, “piscar de olho” ao alumínio utilizado em 1975 (a fibra de carbono surgiu depois…). E assinale-se, ainda, o desenho reminiscente das jantes douradas do 312 T nas coberturas das jantes de 18’’ dos dois SF-25.

 

Naquele que será outro ponto alto de comemorações da história da Ferrari em Monza, Jean Alesi, francês de 61 anos, piloto da Scuderia na década de 1990, regressará aos comandos do 412 T2, carro com que somou a única vitória na Fórmula 1, precisamente com equipa italiana, no Grande Prémio do Canadá de 1995. O motor V12, diz-se, foi mantido em condições ótimas de funcionamento pelo departamento F1 Clienti do fabricante de Maranello.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page