Toyota: primeiro elétrico na Europa
- Pedro Junceiro
- há 6 horas
- 2 min de leitura
A Toyota confirmou a produção do primeiro automóvel elétrico na Europa, na fábrica de Kolín, na Chéquia, unidade industrial que também tem a responsabilidade da montagem do Aygo X e do Yaris comercializados na região, o que reconfirma o compromisso do fabricante o Velho Continente. Este programa pressupõe a expansão da infraestrutura e investimento na ordem de 680 milhões de euros, contabilizando os 64 milhões de euros assegurados pelo executivo governamental de Praga.

O anúncio aconteceu publicamente e durante cerimónia que contou com a presença de responsáveis do governo checo e do Presidente da Toyota Motor Europe (TME), Yoshihiro Nakata. A unidade da TMMCZ será ampliada de 152.000 para 173.000 metros quadrados para receber o modelo novo e a área de baterias, além de oficinas novas de pintura e soldagem. Para a Toyota, esta decisão integra-se na estratégia multifacetada para atingir o objetivo de operações neutras em carbono no continente europeu até 2040.
“A produção de automóveis elétricos na Europa é prova da dedicação dos nossos funcionários e da visão que partilhamos com o governo checo de promovemos a mobilidade sustentável e a inovação na região”, sublinhou Nakata. “Este projeto de tecnologia muito moderna reforçará a nossa presença no mercado”.

Reforçar o peso do setor no país da Skoda
A Chéquia, recorde-se, conta com uma indústria automóvel robusta e em crescimento, que já excede em muito as operações da Skoda, marca doméstica propriedade do Grupo Volkswagen que assume para si o protagonismo em termos de produção no país. Petr Fiala, primeiro-ministro, sublinhou que o investimento da Toyota Motor Europe reconhece a importância da Chéquia no setor automóvelo.
“Estou muito feliz por a Chéquia ter conseguido garantir investidor estrangeiro tão importante como a Toyota, pois existiam outros países da região muito interessados neste investimento. Isto permite-nos aumentar a produção e modernizar as instalações de Kolín, e representa um passo importante no progresso tecnológico na manutenção da produção automóvel no nosso país, que representa mais de 10% do nosso Produto Interno Bruto nacional”, afirmou o responsável político durante o evento.
Até ao final de 2026, o Grupo Toyota, que também integra a marca “premium” Lexus, espera contar com nove automóveis elétricos à venda no mercado europeu.
“Estes projetos são cruciais para o futuro da indústria automóvel checa. Aumentam a competitividade e apoiam a inovação, criando, simultaneamente, postos de trabalho qualificados. Neste caso, serão 245”, concluiu. Inaugurada há mais de duas décadas, a fábrica de Kolín já produziu mais de 4.5 milhões de carros e, atualmente, tem uma capacidade instalada de 220.000 unidades/ano, aproximadamente.
Comentários